19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá Recebe Comissão da UNESCO para Avaliar Credenciamento do Geoparque Costões e...

    Maricá Recebe Comissão da UNESCO para Avaliar Credenciamento do Geoparque Costões e Lagunas

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, recebeu nesta segunda-feira (22/07) a comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para avaliar o credenciamento que pode fazer a cidade se tornar a porta de entrada do Geoparque Costões e Lagunas, um patrimônio geológico que abrange áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico. O primeiro encontro foi realizado na histórica Fazenda Itaocaia, no bairro de Itaocaia Valey, local que hospedou o naturalista inglês Charles Darwin no século 19.

    O grupo chegou ao local após uma caminhada pelo chamado Caminho de Darwin, vindos da região vizinha do Engenho do Mato, em Niterói. Na chegada, o mexicano Miguel Angel Cruz Perez foi recebido pela equipe do geoparque e assistiu a uma apresentação conduzida por Kátia Mansur, doutora em Geologia pela UFRJ e uma das gestoras do geoparque.

    Segundo o avaliador, o relatório a ser elaborado vai apontar se Maricá se enquadra nos critérios de credenciamento. O resultado está previsto para setembro e deve ser anunciado numa reunião no Vietnã, sendo ratificado na assembleia geral prevista para 2025.

    “É um trabalho longo numa área de grandes dimensões. Nossa tarefa é verificar a documentação existente e conversar com quem vive na área do geoparque, mas também com os responsáveis por sua gestão. Serão dias de coletas de informações e é difícil prever um resultado desde já, mas estou feliz de poder participar desse processo”, afirmou Perez, que estará na cidade até o fim desta semana.

    De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Turismo, Márcia Freitas, a comissão vai visitar locais como a praia e a gruta da Sacristia e as chamadas ‘beach rocks’ (pedras remanescentes da divisão continental entre África e América), tudo na região de Ponta Negra, sendo a primeira visita já nesta terça-feira (23).

    “O passo que está sendo dado aqui é muito importante no sentido do credenciamento, porque temos o reconhecimento de nosso território como porta de entrada do geoparque fluminense. Vamos acompanhar as visitas e depois aguardar o resultado final, mas estamos otimistas”, garantiu Márcia.

    No dia 26 de junho, duas placas indicativas foram instaladas em pontos estratégicos de acesso a áreas de interesse neste setor, que ficam em Itaipuaçu e Ponta Negra.

    O que são os geoparques?

    O Geoparque Costões e Lagunas inclui atualmente 15 municípios fluminenses, e poderá ter Maricá como sua porta de entrada. Geoparques podem ser considerados como soluções do Século 21 para geoconservação de áreas relevantes, a partir do seu uso geoturístico e educacional e do comprometimento das populações residentes no território. A Unesco é a entidade promotora deste programa internacional desde 2015.

    A entidade considera os geoparques áreas com significância internacional e são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Em março de 2024, o Conselho Executivo da Unesco divulgou a aprovação de 18 dossiês mundiais que foram encaminhados até novembro de 2023, dentre eles o Dossiê do Geoparque Costões e Lagunas, que é oficialmente aspirante à condição de geoparque mundial da organização.

    A chancela da Unesco para um geoparque é de grande relevância. Ela confere reconhecimento internacional e traz benefícios significativos, como Turismo Sustentável, Preservação Geológica, Desenvolvimento Econômico, Pesquisa Científica e Valorização Cultural.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui