Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Em encontro com ministro Paulo Teixeira, Quaquá apresenta seu projeto para nova empresa de alimentação de Maricá

Foto: Bender Arruda

AMAR, futura empresa de alimentação da cidade, esteve na pauta da conversa do pré-candidato a prefeito com o titular da pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

O futuro da alimentação em Maricá foi o tema do encontro do pré-candidato a prefeito Washington Quaquá e do prefeito Fabiano Horta com o ministro Paulo Teixeira. O titular da pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar visitou a cidade nesta quarta-feira. Antes da conversa com Quaquá, Teixeira e Fabiana visitaram diversos projetos de agroecologia na cidade. Assinaram também um acordo de cooperação técnica do ministério com a prefeitura do município.

“Maricá é a cidade amiga da agricultura familiar. Estamos vendo aqui um consistente projeto de transição da economia do petróleo para criação de uma potente indústria de biotecnologia, de produção de fármacos e produtos alimentícios com alto valor agregado. E o Governo Federal quer ser parceiro dessa experiência e replicá-la por todo o País”, completou Teixeira.

Um dos principais compromissos de Quaquá para os próximos anos é justamente a criação de uma nova empresa de alimentação para a cidade. A AMAR substituirá a atual Biotec Maricá, autarquia hoje responsável pelos projetos agroecológicos e cultivo sustentável de Maricá.

“Hoje o ministro Paulo Teixeira pode ver de perto um pouco do fantástico trabalho feito pelo prefeito Fabiano Horta na produção de alimentos orgânicos e saudáveis. Essa é a semente da AMAR, que no futuro irá substituir a Biotec Maricá. Hoje o Rio de Janeiro traz de fora 90% dos alimentos que consome. Nós queremos ser o celeiro do estado e a maior empresa de alimentação do Pais, produzindo alimentos saudáveis, orgânicos com tecnologia e alto valor agregado, como café, chocolates finos e outros gêneros”, disse Quaquá.

Fabiano agradeceu a visita e o apoio do ministro e disse que o investimento do Governo Federal será fundamental para o desenvolvimento de novas ações e iniciativas para o segmento de agroecologia e alimentação saudável.

“É uma grande alegria receber o ministro Paulo Teixeira e mostrar a ele todos os avanços que conseguimos realizar nesses últimos anos. E com esse acordo que assinamos hoje tenho certeza que poderemos avançar ainda mais em conjunto com a academia e o produtor local para construir na cidade uma base produtiva que tenha na agroecologia seu valor fundamental”, completou.

Sair da versão mobile