22.9 C
Maricá
terça-feira, maio 20, 2025
More
    InícioGazeta BrasilMaricá ganha sestaque nas mídias por Moeda Social e Bicicletas Compartilhadas

    Maricá ganha sestaque nas mídias por Moeda Social e Bicicletas Compartilhadas

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Maricá foi destaque essa semana em três importantes veículos de comunicação, jornais O Globo, Valor Econômico e Estadão, em matérias sobre duas de suas principais políticas públicas: a moeda social mumbuca e as bicicletas compartilhadas gratuitas.

    O foco das matérias, publicadas na editoria Mundo do Jornal O Globo (https://goo.su/XYzg) e do Valor Econômico (https://goo.su/dFyuy), foi a importância da moeda social como garantia de renda e fortalecimento da economia local. Após uma abordagem ampla sobre o tema a nível nacional, um recorte para o Rio de Janeiro, onde apenas cinco cidades adotaram a moeda social, entre elas: Maricá, cuja iniciativa pioneira da prefeitura foi em 2013.

    Foto: Divulgação.

    Atualmente, a moeda mumbuca beneficia 133 mil dos 192 mil maricaenses. O pagamento acontece por meio do programa Renda Básica de Cidadania e pelo Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), que inclui trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), além de beneficiar todos os servidores municipais com vale-alimentação. A mumbuca é aceita em 16 mil estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço da cidade, num movimento mensal de cerca de R$ 48 milhões.

    Na matéria, o prefeito Fabiano Horta foi entrevistado e explicou que a política é financiada, principalmente, com recursos vindos dos royalties de petróleo. “A moeda trouxe uma profunda transformação da economia local. Ajuda os mais vulneráveis a ter renda e impulsiona a criação de novos negócios, com geração de emprego e fortalecimento das periferias”, analisa.

    Mobilidade urbana

    No caderno Mobilidade do Estadão de São Paulo (https://goo.su/UqbA), Maricá é citada quando o assunto são as bicicletas compartilhadas gratuitas, as famosas vermelhinhas, que estão na contramão de muitas outras cidades conhecidas pela oferta de aluguel de bikes. A cidade tornou-se referência no assunto e já conta com a oferta de 250 bicicletas compartilhadas, além de uma frota de bicicletas infantis para a criançada.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.