Por: Chico Silva / Foto / Bender Arruda
País quer se tornar principal destino turístico da América do Sul e a cidade um dos principais hubs do País
Pré-candidato à Prefeitura de Maricá, Washington Quaquá afirmou que a cidade ajudará o Brasil a atingir as metas do novo Plano Nacional do Turismo. O documento foi apresentado hoje pelo ministro Celso Sabino durante a inauguração do Salão do Turismo, maior evento do trade no País, realizado no Riocentro, zona oeste do Rio. A principal delas é a de chegar a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil em 2027.
“Maricá vai passar por uma verdadeira revolução nos próximos anos. Vamos transformar a cidade com a construção de novos hotéis, resorts como o Samba, Futebol e Caipirinha, parques como Puy du Fou e uma série de atrações turísticas que vão levar milhares de pessoas, empregos e receita para a nossa cidade”, disse.
Em seu discurso na abertura no Salão, Quaquá enalteceu a cultura brasileira e destacou o papel do samba como potência econômica e cultural do País.
“Nós precisamos entender a importância do Carnaval brasileiro. Um espetáculo feito pela favela e que leva alegria, igualdade e felicidade para o mundo. É maior expressão de um povo que produz o maior espetáculo da Terra, gerando emprego, renda e riqueza para as comunidades do Rio e de todo o Brasil”, disse Quaquá.
Na sequencia, ao lado de Gabriel David, presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Quaquá entregou duas placas em nome da entidade para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e para Sabino.
Além do vice e do ministro do Turismo, Quaquá esteve ao lado de outras autoridades do executivo e legislativo federal, municipal e estadual, como os ministros dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e das Mulheres, Cida Gonçalves; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; os secretários de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, do Município, Daniela Maia; o presidente da Riotur, Patrick Corrêa, os deputados federais Júlio Lopes e doutor Luizinho, além do presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz, entre outros.
Comoção e respeito
Na abertura do evento, houve o cumprimento de um minuto de silêncio pelas 61 vítimas do acidente do avião ATR 72 da companhia Voepass, que caiu no início da tarde em Vinhedo, interior de São Paulo. O voo partiu de Cascavel com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Não houve sobreviventes.