POR PAULO CELESTINO/FOTOS/ARQUIVOS/JORNAL GAZETA
A política corre nas veias do empresário que pretende retornar ao legislativo, Luciano Rangel JR é neto e filho de ex-prefeito de Maricá e autor da lei que acabou com o voto secreto na Câmara de Vereadores
Com o início da campanha eleitoral, os candidatos a vereadores de Maricá se preparam para uma jornada intensa até as eleições municipais de outubro. Entre os aspirantes ao cargo, destaca-se Luciano Rangel JR, nome com profundas raízes na política da cidade, descendente de uma das famílias mais tradicionais do município.
A família Rangel possui um legado político histórico em Maricá, com o avô Arthurzindo e o pai Luciano Rangel tendo ocupado a posição de prefeito em múltiplos mandatos. Sob a liderança de Luciano Rangel, foram realizadas importantes obras, como a construção do Paço Municipal, sede da Prefeitura, e da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, além de diversas outras escolas e benfeitorias que marcaram a gestão familiar.
Participando pela primeira vez do pleito eleitoral em 2004, pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL), Luciano Rangel JR foi eleito vereador com o maior número de votos. Em 2008, foi reeleito como o mais votado em Maricá, destacando-se como presidente da Câmara Municipal por quatro anos consecutivos. No entanto, divergências políticas com o então prefeito Washington Quaquá, aliadas a problemas de saúde do pai, que veio a falecer em 2013, levaram JR a afastar-se da política para se dedicar à vida empresarial. Em 2023, Luciano Rangel JR se consolidou como o segundo maior criador de Cavalo Pampa do Brasil, ocupando a primeira posição no estado do Rio de Janeiro.
Com as mudanças na legislação eleitoral, o número de cadeiras na Câmara Municipal de Maricá aumentou de 17 para 21. Em meio a reuniões frequentes em sua residência, JR ouviu constantemente o apelo de amigos e apoiadores para que retornasse à vida pública. Decidido a honrar o legado da família Rangel, ele se lança novamente como candidato a vereador, agora pelo Partido Democrático Trabalhista, PDT com o número 12123.
Recentemente Luciano Rangel JR, se encontrou com o deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá, para discutir uma aliança estratégica. “Despi-me de vaidades e reconheci em Quaquá uma das maiores lideranças políticas da nossa região. Tivemos uma conversa franca sobre a união em prol de Maricá”, afirmou JR, destacando a importância do tempo como um fator de amadurecimento político.
Entre 2016 e 2018, Luciano Rangel JR atuou como diretor do Detran de Maricá, onde foi responsável por triplicar a capacidade de atendimento, passando de 110 para 312 atendimentos diários. Com essa experiência, ele está convicto de que conseguirá reconquistar uma cadeira na Câmara Municipal, contando com o apoio de uma legião de amigos e daqueles que conhecem a história e o legado da família Rangel em Maricá.
Luciano Rangel JR, finaliza reafirmando seu compromisso em dar continuidade aos projetos implementados nos últimos anos, em parceria com Quaquá e Fabiano Horta, para o desenvolvimento de Maricá. O legado da família Rangel, segundo ele, será a base para construir um futuro ainda mais promissor para a cidade.