Exame é destinado aos alunos do Ensino Fundamental de toda a rede municipal.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, aplicou na terça e quarta-feira (20 e 21/08) as provas do 2º Sistema de Avaliação Educacional de Maricá (Saem) para todas as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. O Saem visa analisar a educação básica do município e oferece subsídios para o aprimoramento de políticas públicas educacionais, assim como é feito a nível nacional por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Na Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, 60 alunos do 4º ano, com idades, entre 10 e 11 anos, fizeram a prova de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Os exames foram aplicados em dois dias.
A diretora adjunta da unidade, Reyla Ferreira, explicou que o as provas do Saem direcionam os métodos aplicados em salas de aula. “Essa prova vai vai nos dar um norte com relação ao aprendizado dos alunos relacionado aos conteúdos, na qual teremos um parâmetro e perceber o grau de desenvolvimento e dificuldade dos estudante”, disse.
Aluna do 4º ano, Emanuele Martins, de 9 anos, não teve dificuldades para responder as questões. “Eu achei que foi bem fácil porque como era de marcar, deixa a gente mais tranquila. Essa prova é importante para avaliar como estamos indo na escola, se estamos aprendendo as matérias que os professores nos passam”, afirmou a estudante.
Nesta quinta-feira (22/08), os exames serão aplicados para as turmas de 8º ano do Ensino Fundamental nas escolas Joana Benedicta Rangel e Clério Boechat. Já na sexta-feira (23/08), será a vez das turmas também do 8º ano do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, e do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí.
Para os demais anos de escolaridade, 1º, 3º, 5º, 6º, 7º, 9º e Programa de Aceleração de Estudos (PAE), as provas começaram no dia 12 e vão até o dia 23 de agosto. O PAE é uma importante política pública destinada aos alunos com defasagem na idade ou ano de escolaridade, mínima de dois anos, visando sua melhor adequação curricular.