23.1 C
Maricá
segunda-feira, novembro 18, 2024
More
    InícioCovid-19InfoGripe aponta manutenção do aumento de casos de Covid-19 e SRAG no...

    InfoGripe aponta manutenção do aumento de casos de Covid-19 e SRAG no Brasil

    Data:

    Últimas Notícias

    Semana começa com tempo firme em Maricá

    A semana inicia com tempo estável em Maricá, segundo...

    Por que Putin evitou o G20 no Brasil?

    O presidente Vladimir Putin decidiu não comparecer à Cúpula...

    Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

    Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no...

    O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (29), revela um aumento contínuo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias. Os dados indicam uma persistência no crescimento dos casos de Sars-CoV-2 (covid-19) entre os idosos, além de um aumento entre pessoas de 15 a 64 anos.

    Enquanto os casos de influenza A e do vírus sincicial respiratório (VSR) mostram redução em grande parte do país, o rinovírus está em alta em diversos estados, mantendo-se como a principal causa de SRAG entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) retomou a divulgação do Panorama da Covid-19, devido ao aumento dos indicadores de covid-19 observado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ). Dados das semanas epidemiológicas 29 a 33 (de 14 de julho a 17 de agosto) revelam um aumento sustentado na taxa de positividade e nos atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

    No panorama nacional, há sinais de aumento tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas). Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, destaca que o rinovírus e a covid-19 são os principais responsáveis pelo aumento da SRAG em muitos estados. Embora os casos de SRAG por VSR estejam em declínio, este vírus, juntamente com o rinovírus, continua a ser a principal causa de internações e óbitos em crianças menores de dois anos.

    Tatiana alerta que o aumento de casos de covid-19 em São Paulo pode levar à disseminação do vírus para outras regiões, dada a alta mobilidade entre estados. Ela enfatiza a importância de que hospitais e unidades de saúde em todo o país fiquem atentos a qualquer sinal de aumento significativo na circulação do vírus.

    A pesquisadora reforça a necessidade de manter em dia a vacinação contra a covid-19, especialmente para grupos de risco, além de destacar a importância da vacina contra a influenza. Embora os casos de influenza A estejam em declínio, o vírus continua sendo uma das principais causas de óbitos por SRAG entre os idosos.

    Nas últimas oito semanas epidemiológicas, a incidência e mortalidade por SRAG se mantêm mais impactantes nos extremos das faixas etárias. Crianças de até dois anos são as mais afetadas pelo VSR e rinovírus, enquanto pessoas com 65 anos ou mais continuam a ser as mais impactadas, principalmente devido à influenza A e à covid-19.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui