Moradores da região também vão participar da elaboração do plano museológico.
No próximo sábado (31/08), acontece no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, a 3ª edição do projeto “Um museu no meu quintal”. Na ocasião, os moradores terão a oportunidade de participar da formulação do plano museológico, documento que será responsável por alinhar ações, projetos e programas da Casa Darcy Ribeiro. A proposta é dialogar junto à comunidade local as possibilidades e expectativas da construção do que é e pode ser a Casa Darcy Ribeiro, para os próximos anos.
A antropóloga e coordenadora do Museu Casa Darcy Ribeiro,Giulia Rodrigues, que também é responsável pela gestão dos programas de educação da instituição, afirma que o objetivo é integrar cada vez mais os moradores da região e fortalecer os vínculos de cooperação com os vizinhos: ”Desejamos aproximar e fortalecer a relação do museu com o território. Esperamos, assim, construir um museu-casa coletivamente”, conta Giulia.
Patrícia Marys, coordenadora de conteúdo do Circo Crescer e Viver – organização da sociedade civil gestora do museu-casa -, conta que o plano é de extrema importância para acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos propostos. “O intuito é debatermos a vocação da Casa, uma vez que trazer a população para perto de nós é estar alinhado com expectativas e representatividade da população de Maricá”, declara.
O projeto “Um museu no meu quintal” tem como objetivo reunir os moradores sempre no último sábado do mês. Cerca de 40 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, estão participando desses encontros, que visam à elaboração coletiva de projetos e atividades, assim como alinhar os objetivos do museu com os da comunidade.
Sobre o Museu Casa Darcy Ribeiro
O Museu Casa Darcy Ribeiro é um equipamento de cultura inovador para a cidade de Maricá e para o Brasil. Inaugurado pela Prefeitura de Maricá e pela CODEMAR, em junho, o museu tem como pilar simbólico e conceitual a construção de um espaço que traz a dimensão afetiva da relação com a casa e com o quintal aberto, como o lugar da maturação dos sonhos e das utopias. O objetivo é desafiar as noções excludentes do que é e do que pode ser considerado um museu, uma exposição, um espaço voltado para arte, cultura e educação.
Com uma curadoria ousada, perspicaz e lúdica – que carrega a assinatura de Gringo Cardia -, a Casa Darcy Ribeiro junta arte, tecnologia e fragmentos da vida multifacetada de Darcy Ribeiro para pensar o Brasil e o seu povo, incorporando a leitura dos povos originários, da juventude engajada na cena do rap e da poesia, além das vozes de outros novos atores do debate.
O museu fica na Rua Darcy Ribeiro 395, em Cordeirinho (Maricá), e a entrada é gratuita. É possível agendar visitas mediadas para grupos escolares, entre outros. A Casa Darcy Ribeiro está aberta ao público de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e fins de semana e feriados, das 11h às 18h. Informações através do email [email protected]