24.1 C
Maricá
segunda-feira, novembro 18, 2024
More
    InícioCultura e LazerHistoriador Antonio Marcelo dá aula sobre influência africana no Museu Darcy Ribeiro

    Historiador Antonio Marcelo dá aula sobre influência africana no Museu Darcy Ribeiro

    Data:

    Últimas Notícias

    Semana começa com tempo firme em Maricá

    A semana inicia com tempo estável em Maricá, segundo...

    Por que Putin evitou o G20 no Brasil?

    O presidente Vladimir Putin decidiu não comparecer à Cúpula...

    Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

    Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no...

    Os estudantes do curso “Formação da Cultura Brasileira”, oferecido pelo Museu Casa Darcy Ribeiro em Maricá, participaram de uma aula especial nesta quinta-feira (5/9), conduzida pelo historiador e doutor em Ciências Políticas Antonio Marcelo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O tema central da aula foi a contribuição dos povos africanos trazidos para o Brasil, destacando o impacto cultural e linguístico que esses grupos exerceram na formação da sociedade brasileira.

    O curso, organizado por Sady Bianchin, diretor de Economia Criativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), explora as diversas facetas que formaram a cultura do país. Durante a aula, Antonio Marcelo enfatizou a diversidade das culturas africanas que chegaram ao Brasil e seu papel nas tradições, religiões e até no idioma português, que carrega influências significativas de línguas africanas, especialmente dos povos bantos.

    O curso “Formação da Cultura Brasileira”, que vai até dezembro, é estruturado em quatro módulos: matrizes étnicas do povo brasileiro, tradições e cultura popular, Modernismo, e cultura contemporânea. Além da contribuição de Antonio Marcelo, o curso contará com outros especialistas em diferentes áreas da cultura brasileira, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

    O Museu Casa Darcy Ribeiro, localizado na Praia de Cordeirinho, oferece também o curso “Literatura Comparada”, ministrado pela mestre Rita Rosa, que ocorre no mesmo dia. A participação em ambos os cursos é gratuita. O museu funciona de quarta a domingo, com entrada gratuita para o público interessado em conhecer mais sobre a história e a cultura do Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui