Os estudantes do curso “Formação da Cultura Brasileira”, oferecido pelo Museu Casa Darcy Ribeiro em Maricá, participaram de uma aula especial nesta quinta-feira (5/9), conduzida pelo historiador e doutor em Ciências Políticas Antonio Marcelo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O tema central da aula foi a contribuição dos povos africanos trazidos para o Brasil, destacando o impacto cultural e linguístico que esses grupos exerceram na formação da sociedade brasileira.
O curso, organizado por Sady Bianchin, diretor de Economia Criativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), explora as diversas facetas que formaram a cultura do país. Durante a aula, Antonio Marcelo enfatizou a diversidade das culturas africanas que chegaram ao Brasil e seu papel nas tradições, religiões e até no idioma português, que carrega influências significativas de línguas africanas, especialmente dos povos bantos.
O curso “Formação da Cultura Brasileira”, que vai até dezembro, é estruturado em quatro módulos: matrizes étnicas do povo brasileiro, tradições e cultura popular, Modernismo, e cultura contemporânea. Além da contribuição de Antonio Marcelo, o curso contará com outros especialistas em diferentes áreas da cultura brasileira, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.
O Museu Casa Darcy Ribeiro, localizado na Praia de Cordeirinho, oferece também o curso “Literatura Comparada”, ministrado pela mestre Rita Rosa, que ocorre no mesmo dia. A participação em ambos os cursos é gratuita. O museu funciona de quarta a domingo, com entrada gratuita para o público interessado em conhecer mais sobre a história e a cultura do Brasil.