Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Aeroporto de Maricá realiza treinamento de Brigada Voluntária

Foto: Paulo Ávila.

O Aeroporto de Maricá promoveu um curso de Formação de Brigada Voluntária de Incêndio nas últimas semanas, voltado para a criação e reciclagem de brigadas de emergência no complexo aeroportuário. O treinamento foi dividido em quatro partes, abordando tanto teoria quanto prática, com o encerramento na última sexta-feira (6), onde os participantes realizaram um simulado de Acidente Aeronáutico no pátio 2 do aeródromo.

O exercício contou com a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo a equipe do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc), o posto médico do aeroporto, e a brigada voluntária. O cenário simulado envolveu uma colisão de aeronave com o hangar central, resultando em feridos e uma vítima em estado grave, ativando prontamente as equipes de resposta.

Saulo Guerra, coordenador de resposta a emergências da Codemar, destacou a eficiência do simulado, enfatizando que o tempo de resposta foi satisfatório. O treinamento visou não apenas a proteção das vidas humanas, mas também a preservação do patrimônio, além de reduzir o impacto de possíveis paralisações nas operações do aeroporto.

O instrutor Bruno César Alcântara ressaltou que o curso visa capacitar toda a equipe do aeroporto, de diferentes setores, para agir rapidamente em situações de emergência, garantindo um atendimento ágil até a chegada da equipe especializada.

Sair da versão mobile