Um levantamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (Sepof) revelou que o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no município chegou a 31.100 em junho de 2024, um aumento de 127% em comparação ao mesmo período de 2023, quando havia 13.667 MEIs registrados. As principais atividades econômicas desenvolvidas incluem manicure, pedicure, alvenaria, fornecimento de alimentos, transportes e comércios varejistas.
O crescimento expressivo é atribuído a políticas públicas locais, como o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), focado na formalização e proteção social dos MEIs, e o programa Avança Maricá, que oferece capacitação em parceria com o Sebrae. Essas iniciativas têm garantido benefícios sociais aos microempreendedores, como aposentadoria, auxílio-doença e maternidade, além de incentivos diretos como o Benefício de Estímulo à Produção (BEP).
Maricá já se destacou nacionalmente pelo aumento no número de MEIs, sendo a cidade com maior crescimento percentual entre 2022 e 2023, segundo dados do Ministério da Fazenda. Esse apoio institucional tem fortalecido pequenos negócios, como o de Guenson Etienne, comerciante beneficiado pelo PPT, que relatou aumento nas vendas e a facilidade de receber pagamentos em Moeda Social Mumbuca.
Outros empreendedores, como Cintia Nunes, que atua como cuidadora de animais, também destacam a importância do PPT. O programa tem permitido a compra de insumos essenciais para seu trabalho, além de proporcionar mais segurança financeira para a continuidade de seus negócios.