Dados recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), processados pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), mostram que Maricá lidera com o menor índice de roubo de veículos na Região Metropolitana, destacando-se como a segunda cidade com melhor resultado no Estado do Rio entre municípios com mais de 100 mil habitantes, no período de janeiro a agosto de 2024.
Comparado a 2023, quando já registrava o menor número em 20 anos, a tendência de queda continua em 2024, com 25 ocorrências até agosto, contra 28 no mesmo período do ano anterior. A maior parte dos incidentes ocorreu no primeiro distrito e em rodovias estaduais, sendo o horário mais crítico às 23h.
Cidades vizinhas como Saquarema, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo apresentaram números bem superiores. Apenas Petrópolis, entre os municípios de grande porte, teve menos registros de roubos de veículos do que Maricá.
O secretário de Ordem Pública, Julio Cesar Veras, atribui os resultados aos investimentos em segurança, como a Guarda Municipal, a parceria com o Proeis, câmeras inteligentes e a colaboração com as Polícias Civil e Militar. Esses esforços também resultaram em seis meses sem roubos de carga e a menor taxa de letalidade violenta em 12 anos.
Além disso, a ampliação do efetivo da Guarda Municipal e a implantação de novas tecnologias, como câmeras de reconhecimento facial e pistolas não-letais, reforçam a segurança no município. O monitoramento por câmeras já conta com 721 unidades espalhadas pelos quatro distritos.