Ao lado da candidata a prefeita, Sonia Guajajara visitou o Campo de São Bento e recebeu o Título de Cidadã Niteroiense
A deputada federal Talíria Petrone, do PSOL, recebeu o apoio da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para sua candidatura à Prefeitura de Niterói, neste sábado (14). Centenas de pessoas se reuniram para ouvir o discurso das autoridades no Campo de São Bento, em Icaraí.
“Talíria é uma mulher corajosa, guerreira, determinada e disposta. Não é fácil se colocar em uma disputa eleitoral como essa para trazer a mudança para uma cidade como Niterói. Para quem não sabe, o lugar de onde eu venho se chama Território Indígena Arariboia, mas fica lá no Maranhão. O nome que tem lá é justamente por causa desse guerreiro que está aqui na cidade de vocês. Niterói é terra indígena. E eu vim aqui porque quero declarar o meu apoio a vocês. Trazer apoio para Talíria é trazer apoio para a população de Niterói. É trazer apoio para todos que lutam por uma cidade mais inclusiva e com pessoas em um meio ambiente saudável”, continua.
Niterói está entre as 1942 cidades que correm risco de eventos extremos. climáticos no país. Para Talíria Petrone, que também tem o apoio oficial da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a emergência climática é uma realidade.
“A ministra Sonia Guajajara orgulha o mundo inteiro e eu me sinto honrada com seu apoio. Arariboia está em frente às barcas mostrando que somos terra indígena. E juntas vamos lutar contra os extremos climáticos. Temos seca, calor extremo, cheias. Vivemos aqui a Tragédia do Bumba (2010) e não podemos viver isso de novo. É na cidade que nós vamos enfrentar com mais força a emergência climática. Niterói precisa estar pronta para essa realidade para a qual não dá para fechar os olhos. E, no meu governo, Niterói vai estar pronta. Tenho um compromisso inegociável com uma cidade mais humana, uma cidade que respeita a natureza, uma cidade mais sustentável. E também agradeço a ministra por estar ao nosso lado pela preservação dos nossos Sambaquis”, afirma Talíria Petrone, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima, da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara.
Segundo Guajajara, os povos indígenas são apenas 5% da população mundial e protegem 82% da biodiversidade viva no mundo. É necessário que um modelo que respeite a mãe natureza seja implementado.
“Temos adotado medidas urgentes de plano de adaptação e mitigação. Nós, povos indígenas, estamos contribuindo para esse plano. Nesse momento, precisamos pensar em nos adaptar para vivermos em uma situação que já é uma realidade. As mudanças climáticas não são problemas do futuro. A falta de água não é problema do futuro. Agora, já temos muita gente com sede, com fome por conta da seca dos rios. Todos sofrem. O meio ambiente também é aqui na cidade”, conta a ministra.
Figuras políticas da legenda da candidata à Prefeitura de Niterói, como o deputado estadual Flavio Serafini, e os vereadores Paulo Eduardo Gomes, Professor Tulio e Benny Briolly participaram do encontro. Os pesebistas Fernando Rodovalho, vice de Talíria Petrone, e Carlos Minc, deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente, também prestigiaram a atividade.
Cidadã niteroiense
Durante o evento, Sonia Guajajara recebeu o Título de Cidadã Niteroiense. A iniciativa, realizada pelo Professor Tulio, deve-se ao apoio e à luta da ministra — considerada uma das pessoas mais influentes do mundo em 2022 — pela preservação dos sambaquis que mantêm viva a herança cultural do Brasil.
“Agradeço muito a Câmara dos Vereadores que me concedeu esse título que hoje me traz ainda mais para perto de vocês e aumenta o meu compromisso com Niterói. A construção dos prédios nos Sambaquis vai afetar a vida de cada um e cada uma. Não é possível admitir outro plano que não seja de respeitar o meio ambiente, as pessoas e proteger a biodiversidade. Só vamos conseguir superar todo caos que estamos vivendo hoje se a gente conseguir, enquanto sociedade, lutar por um outro modelo econômico e outro modelo de sociedade. Não dá mais para permitir esse modelo que só pensa na destruição e só explora. E estou com Talíria porque sei que o compromisso dela é com o meio ambiente e as pessoas”, comenta a ministra.
O Sítio Arqueológico Sambaqui Camboinhas é uma das ocupações mais antigas do litoral brasileiro. São sete mil anos que guardam a história dos povos originários. Entretanto, o Projeto de Lei de Ocupação e Uso do Solo (PL 221/2023), aprovado em 14 de março de 2024, permite a exploração imobiliária no entorno da Lagoa de Itaipu.
Carreata por Niterói
No domingo (15) de manhã, aconteceu a maior carreata da campanha de Talíria Petrone pelas ruas de Niterói. Foram quilômetros de carros que percorreram diversos bairros. Após concentração na Cantareira, os apoiadores da candidata passaram pelo Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Largo da Batalha, Cantagalo, Badu, Ititioca, Viçoso Jardim e Fonseca. Puxando o comboio, Talíria foi a céu aberto durante todo o percurso, ao lado do seu vice Fernando Rodovalho (PSB) e do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), cumprimentando a população e falando, ao microfone, suas propostas para construir a melhor cidade para se viver e ser feliz do país. Mais de 200 veículos participaram do evento.
Durante o fim de semana, além das agendas já mencionadas, Talíria ainda se encontrou com lideranças do Bairro São Lourenço, no Morro da Boa Vista, participou de comício doméstico em Pendotiba e prestigiou o 7º aniversário da equipe de futebol feminino Gladiadoras, no Cantagalo.
Para finalizar o domingo, a candidata à Prefeitura de Niterói marcou presença no evento JazzCumba, em Piratininga, uma celebração da diversidade sonora que uniu jazz, música popular brasileira e ritmos africanos, oferecendo uma experiência musical e também gastronômica.