Profissionais de saúde de Maricá participarão de um curso voltado para o uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública municipal. Entre 19 de setembro e 11 de outubro, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e outros profissionais aprenderão sobre as propriedades e usos dessas plantas, além de orientações sobre a legislação vigente.
A capacitação, oferecida pelo projeto Farmacopeia Mari’ká em parceria com a UFRRJ e o apoio da Secretaria de Saúde, é o segundo módulo de um curso iniciado no primeiro semestre de 2024. O objetivo é ampliar o uso de plantas medicinais nas unidades básicas de saúde da cidade, incentivando a prescrição de fitoterápicos pelos profissionais.
Magda Medeiros, professora da UFRRJ e coordenadora do projeto, destacou que a capacitação visa conscientizar os profissionais sobre o uso correto de plantas medicinais na atenção primária. “É uma etapa essencial para assegurar o uso racional desses recursos em benefício da saúde dos moradores de Maricá”, explicou.
Durante o curso, os participantes aprenderão sobre plantas que auxiliam na digestão, possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de outras que ajudam a melhorar o sono, reduzir a ansiedade e favorecer o sistema respiratório. As plantas estudadas fazem parte da lista Renisus e são cultivadas na Farmácia Viva da cidade.
As aulas serão realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, com atividades teóricas e práticas, além de discussões sobre a regulamentação e as políticas públicas que envolvem o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil.
As aulas
O curso Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Profissionais de Saúde de Maricá – módulo 2 terá aulas no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Climaco Pereira, 367, Centro de Maricá). Confira o cronograma:
19/09 Quinta 13h-17h
Apresentação do curso
Panorama das PICs em Maricá e inserção da Fitoterapia
Conceitos Fundamentais em Fitoterapia
Políticas Públicas e Histórico da Regulamentação em Fitoterápicos
20/09 Sexta 8h-17h
Exercício/Dinâmica (Conceitos)
Prescrição de Fitoterápicos: Quais são os profissionais habilitados?
Plantas com ação digestiva
Plantas com ação analgésica e anti-inflamatória
Plantas com ação cicatrizante
26/09 Quinta – 13h-17h
Plantas que atuam no sistema respiratório
Plantas que atuam no metabolismo
Plantas para a ansiedade e sono
27/09 Sexta 8h-17h
Principais formas farmacêuticas
Fontes de pesquisa em plantas medicinais e fitoterapia
Exercícios/Dinâmicas
10/10 Quinta 13h-17h
Apresentação de plantas território e como organizar rodas de acolhimento e de conversa sobre plantas medicinais
11/10 Sexta 8h-17h
Plantas medicinais e fitoterápicos na prática clínica
Plantas de interesse do município de Maricá – Horto da Farmacopeia – Proposta de Memento Municipal
Questionário do curso e diagnóstico sobre PM e Fitoterápicos
Encerramento