Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Tudo pronto para as Eleições Municipais: Conheça os candidatos à prefeitura de Maricá

Mirante do Caju/Foto/Elsson Campos

A Justiça Eleitoral está com tudo pronto para realizar no dia 6 de outubro mais um pleito eleitoral em Maricá, quando cercas de 170 mil eleitores da cidade irão escolher seu novo prefeito e vereadores. Entre os quatro principais candidatos ao cargo de prefeito, Washington Quaquá (PT), Márcia Santiago (PMB), Cláudio Ramos (NOVO) e Fabinho Sapo (PL) se destacam na disputa. Além disso, 160 candidatos concorrem a vagas na Câmara de Vereadores.

Washington Quaquá (PT)

Atualmente deputado federal, Washington Quaquá foi prefeito de Maricá de 2009 a 2016 e busca retornar para um terceiro mandato. Quaquá é uma figura bastante conhecida na política local, sendo um dos responsáveis pela implementação de importantes programas sociais, como a Moeda Mumbuca. Seu vice na chapa é João Maurício (PT), o “Joãozinho”, que já atuou como secretário de governo em Maricá.

No plano de governo apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Quaquá foca em 10 eixos estruturantes, com 32 metas que visam ampliar os projetos já implementados. Entre os destaques estão geração de empregos, educação, saúde, segurança, infraestrutura, turismo, cultura, esporte, ciência, agricultura familiar e meio ambiente.

Cláudio Ramos (NOVO)

Dr. Cláudio Ramos, advogado e ex-vereador, se apresenta como uma alternativa de mudança para Maricá. Sua chapa, composta junto ao administrador Cesar Augusto, busca trazer uma gestão inovadora e tecnológica para a cidade. No plano de governo, Ramos aposta em uma “Gestão Moderna” com rigoroso acompanhamento de metas e governança sustentável.

Entre as propostas estão melhorias em programas já existentes e a implementação de novas políticas nas áreas de energia, saneamento, renda e royalties do petróleo. Ramos também defende uma administração integrada com foco na sustentabilidade e inovação tecnológica.

Márcia Santiago (PMB)

A servidora pública aposentada Márcia Santiago disputa pela primeira vez o cargo de prefeita de Maricá. Com o apoio do ex-candidato a vereador Jacques Alexandre, seu vice, Márcia se apresenta como uma defensora da qualidade de vida dos moradores. Seu plano de governo tem foco em áreas como educação, cultura, esporte, turismo e lazer, além de saúde, segurança pública e mobilidade urbana.

Ela propõe desenvolver uma agroindústria local, fortalecer a pesca e a proteção animal, além de melhorar a infraestrutura para atender às necessidades crescentes da população.

Fabinho Sapo (PL)

Fabinho Sapo, o candidato do Partido Liberal (PL), busca consolidar sua trajetória política com uma campanha focada em valores cristãos e conservadores. Nas eleições de 2020, concorreu ao cargo de vereador, mas não conseguiu ser eleito. Agora, com Luana Gouvea como vice, ele almeja o cargo de prefeito.

Seu plano de governo promete melhorias significativas nos serviços essenciais, como saúde, transporte e segurança pública. Entre as principais propostas estão a ampliação dos postos de saúde 24 horas, criação de um pronto-socorro infantil, novas políticas de segurança e o incentivo ao trabalho e à renda. Fabinho também propõe fortalecer a moeda social Mumbuca e implantar escolas cívico militares na cidade.

Sair da versão mobile