Ataque às instalações nucleares do Irã poderia desencadear 'desastre global', diz especialista
Em entrevista à RECORD NEWS nesta quarta-feira (2), o especialista em estratégia e segurança internacional Ricardo Cabral alertou sobre os graves riscos de um possível ataque israelense às instalações nucleares do Irã. Ele destacou que um ataque desse tipo “seria um desastre”, ressaltando que Israel precisaria usar armamento de alta potência para conseguir atingir essas usinas. Além disso, Cabral frisou que os alvos devem ser prioritariamente instalações militares, evitando assim ogivas nucleares que poderiam provocar uma catástrofe ainda maior.
Resposta de Biden ao ataque do Irã
Na terça-feira (1º), o Irã lançou ao menos 180 mísseis contra Israel, o que aumentou a expectativa de uma resposta israelense nos próximos dias. Nesse contexto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que não apoia um ataque israelense às instalações nucleares iranianas. Quando questionado sobre a possibilidade de uma retaliação que atingisse diretamente o programa nuclear do Irã, Biden foi categórico ao afirmar: “A resposta é não”. Além disso, ele revelou que está discutindo o ataque de mísseis com líderes do G7 e que todos concordaram que Israel deve responder “proporcionalmente”.
Irã promete escalada em caso de ataque israelense
Por outro lado, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que o bombardeio de terça-feira “é apenas uma parte do nosso poder”, deixando claro que qualquer resposta de Israel pode levar a uma escalada ainda maior no conflito. Israel, por sua vez, está avaliando cuidadosamente suas opções de retaliação, que podem incluir, entre outras medidas, ataques às instalações nucleares iranianas. De acordo com Malcolm Davis, analista do Instituto Australiano de Política Estratégica, Israel está sob forte pressão para impedir que o Irã obtenha armas nucleares, o que aumenta significativamente a possibilidade de ações militares mais severas.