Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Seis pessoas testam positivo para HIV após transplante de órgãos no RJ

Teste de HIV. Foto: Divulgação.

Teste de HIV. Foto: Divulgação.

Erro em exames de doadores provoca investigação sobre contaminação inédita

Seis pacientes que estavam na lista de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) testaram positivo para o HIV após receberem órgãos de dois doadores contaminados. O caso, inédito na história do serviço de transplantes do estado, foi confirmado nesta sexta-feira (11) pela SES-RJ, após a divulgação feita pela BandNews FM.

Incidente em órgãos de dois doadores

Os órgãos contaminados foram distribuídos para seis receptores, e agora todos testam positivo para o vírus. A SES-RJ confirmou o incidente e declarou que investigações já estão em andamento. Além disso, o caso está sendo apurado pelo Ministério da Saúde, Ministério Público do RJ (MPRJ), Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).

Erro laboratorial de empresa terceirizada

De acordo com a SES-RJ, o erro teria ocorrido em dois exames realizados pela PCS Lab Saleme, uma unidade privada situada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A empresa foi contratada pela Secretaria em dezembro de 2022, por meio de uma licitação emergencial no valor de R$ 11 milhões, para realizar sorologias de órgãos doados. Segundo o governo, essa falha resultou na não detecção do vírus HIV antes do transplante.

Histórico de excelência no serviço de transplantes

Em comunicado oficial, a SES-RJ lamentou o incidente e destacou que a situação é sem precedentes, ressaltando o histórico positivo do programa de transplantes no estado. “O serviço de transplantes do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, afirmou a Secretaria.

Apesar da gravidade do ocorrido, a SES-RJ reforça que está comprometida em investigar o caso e garantir a segurança dos processos para que falhas semelhantes não voltem a acontecer. O episódio gera grande repercussão e levanta questionamentos sobre a fiscalização e os procedimentos relacionados aos exames de doadores de órgãos no estado.

Faça parte das nossas redes sociais do Gazeta 24Horas Rio!

Facebook: 24 Horas Gazeta Rio
Instagram: 24horas_gazetario
Twitter: gazeta_24_horas

Sair da versão mobile