20.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioEconomiaHorário de verão não voltará em 2024, anuncia ministro

    Horário de verão não voltará em 2024, anuncia ministro

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado em 2024. Em uma coletiva de imprensa, o ministro explicou que, apesar das discussões internas, o governo decidiu adiar a reconsideração da medida para 2025. Até o momento, não foi estipulada uma data para a tomada de decisão sobre o tema no ano que vem.

    Silveira destacou que a análise feita pelo ministério considerando fatores como o custo, os benefícios e os impactos da adoção do horário de verão em diversos setores. Ele enfatizou que a principal razão para a decisão foi a garantia de segurança energética para o verão de 2024. “Não há falta de produção de energia firme que afete os brasileiros, nem mesmo nos horários de maior consumo”, assegurou Silveira.

    O horário de verão, implementado no Brasil desde 1931, foi oficialmente encerrado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde então, tem havido debates sobre sua eficácia em relação à economia de energia e seus possíveis impactos sobre a população.

    O ministro assumiu que, caso o retorno do horário de verão fosse decretado este ano, seria necessário um planejamento mais extenso, com sua adoção prevista apenas para meados de novembro. No entanto, ele afirmou que o custo-benefício seria muito limitado para ser implementado agora. Ele também revelou que chegou a notificar o setor aéreo para que estivesse preparado, caso o governo decidisse retomar a medida.

    Silveira reforçou que a decisão de não adotar o horário de verão este ano foi técnica, sem interferências políticas, e que o planejamento atual garante a segurança energética do país até o fim do ano.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui