Maricá amplia humanização do atendimento a pessoas em situação de rua
A humanização do atendimento em Maricá para pessoas em situação de rua será intensificada com a criação de um comitê intersetorial. A Prefeitura de Maricá busca reintegrar essas pessoas à sociedade. Além disso, o novo comitê reunirá várias secretarias para planejar e avaliar políticas públicas mais eficazes. As ações estão previstas para o próximo ano.
O grupo incluirá pastas como Saúde, Educação, Trabalho e Governo, além de órgãos como o Centro de Operações de Maricá (COMAR). Com o foco na humanização do atendimento, o comitê promoverá decisões compartilhadas e estudos que irão apoiar os profissionais envolvidos.
Estratégias de humanização do atendimento e integração
O secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro, explicou que o comitê intersetorial ampliará os serviços para pessoas em situação de rua. Esses serviços garantirão direitos conforme as normativas federais. Além disso, a integração com o Governo Federal e o Estado permitirá que Maricá avance ainda mais nas ações de humanização do atendimento. Dessa forma, a cidade assegurará os direitos básicos dessa população.
Antes da implementação, a Secretaria de Assistência Social, junto ao Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), fará um censo. Esse estudo será essencial para direcionar as ações do comitê.
Acolhimento humanizado já disponível em Maricá
Maricá já oferece serviços como o SEAS, que realiza abordagens e busca ativa em situações de risco. Também conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Esses programas garantem alimentação, higiene, documentos e encaminhamento para empregos. Além disso, as casas-abrigo em Araçatiba e Mumbuca já acolheram mais de 400 pessoas entre janeiro e setembro deste ano.
A humanização do atendimento é o foco principal do comitê. Ele visa fortalecer esses serviços e garantir mais dignidade e reinserção social para pessoas em situação de rua.