26.1 C
Maricá
quinta-feira, março 27, 2025
More
    InícioDestaque NewsAtenção: Tempestade perigosa se aproxima do sudeste do Brasil com chuvas de...

    Atenção: Tempestade perigosa se aproxima do sudeste do Brasil com chuvas de 200 mm!

    Data:

    Últimas Notícias

    Alerta para chuvas intensas

    Uma tempestade perigosa no Sudeste do Brasil deve se intensificar a partir desta sexta-feira (18). De acordo com um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação é preocupante. O órgão emitiu um aviso “laranja”, indicando a possibilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h.

    Tempestade perigosa no sudeste do Brasil

    Além disso, o Inmet classifica os avisos meteorológicos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). A previsão indica que os estados de São Paulo e Minas Gerais serão os mais afetados. Portanto, há risco significativo de cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos.

    Em São Paulo, a Defesa Civil estadual também alertou para a possibilidade de chuvas acumuladas de até 200 milímetros entre hoje e domingo (20). O fenômeno, em parte, é causado pela chegada de uma frente fria, que pode trazer relâmpagos e granizo em áreas isoladas.

    Impactos das tempestades anteriores

    Na última sexta-feira (11), mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia após uma tempestade que atingiu a Grande São Paulo. Isso resultou na maior rajada de vento desde 1995, com 107,6 km/h e sete mortes registradas.

    Conforme a nova previsão da Defesa Civil, embora as chuvas nos próximos dias possam ser mais fracas que as anteriores, a expectativa é de novos alertas para temporais no Sudeste. Além disso, segundo os meteorologistas, o risco de raios e granizo permanece elevado, mas a intensidade do vento não deverá ser tão forte quanto no evento anterior.

    Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia, explicou que uma nova frente fria está chegando. “Diferentemente da frente fria que avançou na semana passada, que era mais continental, essa é mais oceânica. Com isso, a chuva deve se estender por mais dias”, afirmou.

    Regiões mais afetadas

    Consequentemente, as áreas mais afetadas incluem o Centro-Oeste e norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, a maior parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e sul do Mato Grosso. Essas regiões estão sob alerta “laranja” do Inmet, que classifica as chuvas como de “perigo”.

    Além disso, um corredor de umidade se formou entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo a continuidade das chuvas. Assim, temporais também são esperados em alguns estados do Nordeste.

    spot_imgspot_img
    Eveli Lima
    Eveli Limahttps://gazeta24horasrio.com.br/
    Sou Éveli Lima, designer e editora do Gazeta 24Horas Rio. Minha missão é sempre trazer conteúdo de qualidade, mantendo o público informado com notícias precisas e relevantes. Com foco em inovação, busco novas formas de comunicar com clareza e impacto.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui