Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Programa “Fila Zero” de Oftalmologia encerra triagem de pacientes não agendados a partir desta quarta-feira (06/11)

Foto: Clarildo Menezes

Mobilização já ofereceu mais de 8 mil consultas e 36 mil exames, zerando toda a demanda reprimida da Central de Regulação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar) e da Secretaria de Saúde, finalizou nesta quarta-feira (06/11) a triagem dos pacientes não agendados no Programa “Fila Zero” de Oftalmologia, com o objetivo de garantir o atendimento às pessoas já marcadas pela Central de Regulação do município. Em razão disso, os moradores com demandas oftalmológicas que ainda não estão sendo acompanhados na rede municipal devem procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, com consulta através do bit.ly/onde-ser-atendido-USF.

Na USF, as pessoas serão avaliadas e inseridas no sistema da Central de Regulação caso seja identificada alguma questão de saúde oftalmológicas, sendo posteriormente encaminhadas para a assistência necessária.

Mobilização segue até o dia 07/11 para pacientes já agendados

O “Fila Zero” é o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas da história da cidade. Entre 29/10 e 05/11, foram realizados mais de 36 mil exames e 8 mil atendimentos no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, ao lado do Fórum, em Araçatiba, zerando toda a demanda reprimida por assistências desse tipo. Os pacientes agendados pela Central de Regulação serão atendidos até esta quinta-feira (07).

Os pacientes com demandas cirúrgicas identificadas na mobilização estão sendo direcionados para realizar operações de catarata e pterígio no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, com início previsto para a próxima segunda-feira (11). Após as cirurgias, os pacientes vão passar por duas revisões médicas, com todo o suporte pós-operatório necessário.

Sair da versão mobile