Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Maricá acontece em novembro

Foto: Clarildo Menezes

Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal nos dias 23 e 30 de novembro de 2024. A ação tem o objetivo de imunizar cães e gatos saudáveis, com idade a partir de três meses e sem gestação, oferecendo uma barreira contra a raiva, doença grave que afeta o sistema nervoso dos animais e que pode ser transmitida a outros mamíferos, incluindo humanos.

A campanha será dividida em dois sábados para facilitar o acesso à vacinação. No dia 23, a imunização estará disponível em 33 polos localizados nos distritos Centro e Ponta Negra, funcionando das 9h às 17h. No sábado seguinte, 30 de novembro, a vacinação será realizada em 17 pontos nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, também das 9h às 17h. A vacinação é exclusiva para maiores de 18 anos que deverão levar seus animais aos pontos de imunização, pois nenhum servidor poderá conter os animais.

Para garantir a segurança durante o procedimento, recomenda-se que os cães sejam transportados com coleira e guia, além da focinheira, enquanto os gatos devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Micheli Ferreira, destacou a importância da vacina antirrábica para evitar a propagação da raiva e proteger a saúde pública. “A raiva é uma doença séria e de alta letalidade tanto para os animais quanto para os humanos. A vacinação é a medida mais eficaz para a proteção dos animais de estimação e da população. A vacina é gratuita e nossa expectativa é alcançar o maior número possível de cães e gatos. Convidamos todos os tutores a levarem seus animais ao ponto de vacinação mais próximo”, afirmou.

Locais de vacinação:

1º distrito (Centro) e 2º distrito (Ponta Negra) – 23/11, das 9h às 17h

3º distrito (Inoã) e 4º distrito (Itaipuaçu) – 30/11, das 9h às 17h

Esta mobilização visa atingir todos os distritos de Maricá, oferecendo cobertura ampla e gratuita para a proteção dos animais e da população contra uma doença que ainda representa riscos à saúde pública.

Sair da versão mobile