21.2 C
Maricá
quarta-feira, novembro 13, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaQuaquá, Anuncia Reestruturação de Programas Sociais Após Denúncia de Fraudes

    Quaquá, Anuncia Reestruturação de Programas Sociais Após Denúncia de Fraudes

    Data:

    Últimas Notícias

    PEC 6×1 ainda não foi discutida no núcleo do governo, diz ministro

    Márcio Macêdo afirmou que vai esperar encaminhamento do Congresso Bruno...

    Maricá Bier Fest retorna com edição especial em 2024

    Começa nesta quinta-feira, 14 de novembro, na quarta edição...

    Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Maricá acontece em novembro

    A Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação...

    Fechamento de retorno na RJ-106 para obra do elevado no bairro do Flamengo

    A Prefeitura de Maricá informou que, nesta quarta-feira (13/11),...

    O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta quarta-feira, 13 de novembro, um conjunto de medidas para reestruturar os programas sociais do município após a descoberta de um esquema criminoso que desviava recursos da moeda social Mumbuca. A fraude foi desbaratada por uma operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), desencadeada após uma denúncia feita pela própria prefeitura.

    Indignado, Quaquá afirmou. “Não é possível admitir desvio de dinheiro público em programa social criado para ajudar quem realmente precisa. Vamos garantir que os recursos cheguem às mãos de quem mais necessita”, disse o prefeito eleito. Entre as medidas anunciadas estão o recadastramento de beneficiários, a extinção do PPT (Programa de Proteção ao Trabalhador), e o redirecionamento dos recursos para fomentar a industrialização e a geração de empregos no município.

    Medidas de Reestruturação:

    1. Recadastramento dos Programas Sociais:

    Todos os beneficiários dos programas sociais serão recadastrados. O objetivo é garantir que os recursos sejam ampliados para aqueles que realmente precisam e eliminados para quem não necessita.

    1. Apoio às Investigações:

    A prefeitura irá colaborar ativamente com a 82ª DP para ampliar as investigações sobre o esquema criminoso e garantir a punição dos envolvidos.

    1. Encerramento do PPT:

    Criado para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia, o programa será encerrado. Os recursos serão redirecionados para projetos de industrialização e criação de empregos, promovendo o crescimento econômico da cidade.

    A Operação Escambo

    Busca e apreensão na casa de um dos acusados de desvio de recursos públicos da moeda social Mumbuca em Maricá /foto/divulgação

    Na manhã desta quarta-feira 13/11, o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do MPRJ (GAECO/MPRJ) e a Polícia Civil realizaram a Operação Escambo, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Maricá, Niterói, São Gonçalo e Tanguá. A investigação revelou um esquema criminoso que causou um prejuízo estimado em mais de R$ 64 milhões aos cofres públicos. O esquema envolvia a criação de contas bancárias fraudulentas, usadas para desviar recursos do Banco Mumbuca, programa social de referência na cidade.

    De acordo com o GAECO/MPRJ, o esquema operava por meio de três frentes:

    Prospecção: Identificação de comerciantes locais dispostos a participar da fraude.

    Comerciantes Fraudadores: Realizavam transações de conversão da moeda Mumbuca em reais, retendo um percentual do valor.

    Lavagem de Dinheiro: Transferência dos valores para contas dos fraudadores após a conversão.

    Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa, tiveram como alvos comerciantes e indivíduos diretamente envolvidos no esquema, que agora enfrentam acusações de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui