A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) alcançou um marco inédito, com 221.944 visitantes participando de sua programação entre os dias 1º e 10 de novembro. O evento, que contou com mais de 100 horas de atividades culturais e 65 atrações, incluindo rodas literárias, talk shows, colóquios, apresentações infantis, exposições e shows musicais, registrou um crescimento de 35% no público em relação ao ano anterior, quando recebeu 164.125 visitantes.
Com mais de 400 mil livros vendidos, provenientes de 100 editoras e 180 selos literários, a Flim também bateu recorde de vendas diárias, atingindo 54 mil exemplares comercializados na quarta-feira, dia 6. Realizado em uma área cenográfica de 30 mil metros quadrados na orla do Parque Nanci, o evento ampliou sua estrutura, com tendas temáticas, espaço infantil “Flimzinha”, auditório para 400 pessoas, área gastronômica, três palcos para shows, estáticos instagramáveis e estándes de serviços municipais e parceiros.
“Foram dias inesquecíveis, em que a literatura e a cultura nos transportaram para universos repletos de imaginação e conhecimento. Este evento reforça a leitura e a arte como pilares de um futuro mais iluminado e inspirador”, destacou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Mumbuca Literária
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, investiu mais de R$ 12 milhões no incentivo à leitura, distribuindo “Mumbucas Literárias”, vouchers de R$ 200, para 60.800 beneficiários, entre estudantes, professores, aposentados da rede pública e participantes de programas educacionais municipais. Cada beneficiário pode adquirir, no mínimo, quatro livros durante o evento.
“Maricá lidera a maior política de distribuição de livros do Brasil. Nenhuma outra festa literária investe tanto em democratização da leitura como a Flim. Somos a capital da leitura, do conhecimento e do saber compartilhado”, afirmou o secretário de Educação, Márcio Jardim.
Impacto turístico e econômico
Com a lotação máxima na rede hoteleira, o evento impulsionou o turismo local. Guias da Associação de Guias de Maricá (AGM) ofereceram tours em carrinhos elétricos pelo evento, divulgando futuros atrativos como o Maricá Bier Fest, o Natal Iluminado e os circuitos de turismo rural.
A geração de empregos também foi significativa, com cerca de 1.000 postos de trabalho diretos. Destes, 400 profissionais atuaram na montagem e desmontagem da estrutura, enquanto 600 foram contratados para funções como agentes literários, supervisores, vigilantes e controladores de acesso.
A Flim 2024 reafirmou o papel de Maricá como um polo cultural e turístico, consolidando-se como a maior celebração literária da região.