22.4 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioCultura e LazerCicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...
    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas da cidade rumo a Búzios, na Região dos Lagos

    Maricá recebeu nesta terça-feira (19/11) a visita de um grupo de 12 cicloturistas noruegueses que estão cruzando o litoral do estado do Rio de Janeiro pela chamada rota ‘Charles Darwin’. O trajeto se inicia em Niterói, passando por Maricá, e vai até Armação dos Búzios (na Região dos Lagos). Os turistas nórdicos passaram por Itaipuaçu, restinga, Barra, Centro e região litorânea.
    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin /Fotos/ Bernardo Gomes

    Nesta quarta (20/11), eles seguem para Ponta Negra, pela RJ-118 até a RJ-106 para uma visita ao Espraiado. Em seguida, o grupo deixa a cidade em direção a Jaconé e Saquarema.

    Os ciclistas entraram na área do município por Itaocaia Valley, onde conheceram a famosa fazenda em que o naturalista inglês Charles Darwin se hospedou. Em seguida, o grupo pedalou pelo bairro de Itaipuaçu até a orla, beirando o calçadão até a restinga e subindo o Boqueirão até Araçatiba, onde pararam para o almoço. Depois passaram pelo Centro e, novamente, pela Barra para seguir pela orla.

    A visita tem apoio da Prefeitura de Maricá com intuito de promover a rota e estimular a proposta cicloturística ligando Rio/Niterói a Búzios por diferentes caminhos, incrementando assim o fluxo e permanência de visitantes pelos municípios de Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.

    A viagem do grupo foi intermediada pela agência de turismo Terra Brasilis, que mostra as atrações turísticas das cidades da rota. A agência vende a imagem de Maricá no exterior como a ‘cidade vermelha’, em que os projetos sociais implementados pelo governo se tornaram um atrativo.

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin /Fotos/ Bernardo Gomes

    “Maricá possui uma natureza muito diversa. Tem a maior porção dessa rota e uma beleza cênica incomparável com os demais municípios, porque  tem a praia, as matas e as montanhas. É muito diverso e muito bonito”, disse Evandro Sathler, servidor da Escola de Administração de Maricá (EMAR), que também foi guia do grupo no passeio.

    “Creio que é muito positivo abrirem esta rota para o ciclismo, onde pessoas de outras partes do mundo possam visitar para aprender melhor a história do Brasil e de Darwin, grande explorador e conservador que passou por aqui”, disse a norueguesa Borhld Krokan, de 53 anos.

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin /Fotos/ Bernardo Gomes

    O cicloturismo é uma das atividades turísticas que mais cresce no mundo em razão da sustentabilidade, estimulando as cidades a desenvolverem a ciclomobilidade, incorporando a malha de ciclovias na atividade turística.

    O município de Maricá vem investindo fortemente na expansão da malha ciclística, além de ter criado a ciclorrota Charles Darwin no âmbito do município. Por consequência, esta iniciativa estimula a promoção de mais operações do turismo com bicicletas na cidade.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.