Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), da Prefeitura de Maricá, impediu a continuidade de uma construção irregular na comunidade da Divinéia, localizada na Barra de Maricá. A obra estava sendo realizada no final da Rua Teóphilo Gomes da Costa, dentro da faixa de proteção da lagoa. A intervenção incluiu a desmontagem da laje que estava em preparação e a demolição das estruturas de suporte.
A ação contou com a participação de diversas secretarias municipais, como Urbanismo, Cidade Sustentável, Habitação e Assentamentos Humanos, além da Ordem Pública, do Trânsito e Engenharia Viária. Também integraram a operação equipes da Guarda Municipal, do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar). A medida foi baseada em uma determinação do Ministério Público Estadual, que solicitou a retirada da edificação.
Durante a fiscalização, a Coordenadoria de Posturas notificou dois estabelecimentos comerciais na mesma via. Um bar com parte de sua estrutura avançando sobre o espelho d’água e uma loja de conserto de celulares construída em cima do passeio público foram os alvos das notificações.
Ações contínuas do Gated
Criado em novembro de 2021 pelo decreto municipal nº 777, o Gated realiza operações planejadas a cada 20 dias para combater construções irregulares e ocupações ilegais em áreas públicas ou protegidas. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá intensificou as atividades do grupo, formado por diversas secretarias e órgãos municipais.
A população pode colaborar denunciando construções irregulares, venda ilegal de terrenos e uso indevido do solo por meio do telefone (21) 2253-1177, do aplicativo Disque Denúncia ou diretamente com a Secretaria de Urbanismo pelos números e e-mails disponibilizados.