Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário de Fotografia do programa Maricá das Artes, intitulado “Ampliando Olhares”. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura, será realizado no auditório do Banco Mumbuca, a partir das 17h, e busca valorizar a arte da fotografia e apresentar os trabalhos de 40 alunos do programa.
O seminário tem como proposta não apenas expor os talentos locais, mas também promover uma reflexão teórico-social sobre a fotografia como uma forma de expressão artística e cultural. O objetivo principal é ampliar a percepção visual e artística dos participantes, incentivando um olhar mais sensível e criativo sobre o mundo ao seu redor.
De acordo com Leandro Dasilva, secretário de Cultura, a fotografia é uma ferramenta poderosa de conexão e expressão. “Ao registrar recortes sensíveis da realidade, ela conta histórias e revela as riquezas de um lugar,” destacou.
Com essa iniciativa, a Secretaria de Cultura reforça o papel da fotografia como arte transformadora, capaz de unir técnica e emoção, além de ser um canal para transmitir memórias e vivências locais.
Confira a programação:
Exposição de fotografias dos alunos do Maricá das Artes (40 fotos/aluno)
17h – Abertura: Trio MDA
17h10 – Mesa 1
Fotógrafos do Programa Maricá das Artes, João Vitor Costa e Guilherme Caldas, além de Marina e Thiago Ripper. Moderador: Gustavo Stephan, Apresentação de fotos dos alunos
18h10 – Mesa
Conexões: a fotografia e a nossa cidade. Fotógrafos consagrados da cidade falam sobre o seu trabalho: Anselmo Mourão, Micheline Rangel, Nilton Brito e Hermínio Lopes. Moderador: Maria Isabel Corrêa.
19h10 – Finalização
Homenagem póstuma a Evandro Texeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, falecido em 4 de novembro de 2024, aos 88 anos.
O evento é aberto ao público e o auditório do banco fica na Rua Pereira Neves, 30 – Eldorado.