Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Tetê Espíndola fecha primeiro dia de Festival da Canção – Escrito nas Estrelas com clássicos da música brasileira

Festival Escrito nas Estrelas - Foto Leonardo Fonseca

Concurso reúne artistas de sete estados do Brasil

A noite desta sexta-feira (22) foi repleta de música com a chegada em Maricá do 1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas, que será realizado até domingo (24), em Araçatiba.
A entrada é gratuita e o público presente tem a oportunidade de conferir apresentações para que artistas sejam ouvidos e revelados  através das composições que estão sendo apresentadas para jurados especializados e coordenados pela cantora e compositora Lucina.

Festival Escrito nas Estrelas – Foto Leonardo Fonseca

Inspirado nos grandes festivais da canção entre os anos 1960 e 1980, a primeira edição do evento homenageia a dupla Luli e Lucina, que foi revelada no Festival Internacional da Canção em 1972, com a música “Flor Lilás”.

Para o secretário municipal de Cultura, Leandro Dasilva, é “primordial que a cidade incentive ações que mostrem o trabalho de artistas autorais”.
Segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, cultura também é desenvolvimento econômico. “Esses eventos fomentam o turismo e o comércio, gerando uma nova cultura baseada em uma economia criativa fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade”, explica.

Festival Escrito nas Estrelas – Foto Leonardo Fonseca

Dia 1
Neste primeiro dia foram apresentadas 11 canções. São elas: Amazônia viva”, de Elvira Helena e Patrícia Quinteiro; “Assunto sério”, de Vinicius Rodrigues; “De meia noite às seis”, de Maria Fernanda Torres; “Rios de saudade”, de Tauana de Carvalho; “Eu saltimbanco”, de Eduardo Santana e José Renato Fressato; “Cada canto”, de Luísa Ramos; “Linda, linda, linda”, Joana Terra; “Rosa do sertão”, de Vinicius Scofano; “Vai ver”, de Yasmin de Souza e Gabriela Pimenta; “Terra em transe”, de Ceumar Coelho e Déa Trancoso e finalizando com “Desenredo”, de Paulo Roberto de Araújo.

Festival Escrito nas Estrelas – Foto Leonardo Fonseca

Ao todo serão 26 músicas apresentadas nos dois primeiros dias, com artistas que vieram de sete estados diferentes. Os 10 finalistas  seguem para a final no domingo (24).
O festival tem realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e curadoria de Patricia Ferraz. O festival tem apoio e colaboração da Secretaria da Cultura, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Turismo de Maricá.

Festival Escrito nas Estrelas – Foto Leonardo Fonseca

Show de Tetê exalta música popular brasileira
De forma vibrante, a cantora Tetê Espíndola,  70 anos de vida e 45 de carreira, exaltou a música popular brasileira com obras primas oriundas de festivais de canção  realizados entre as décadas de 60 e 80.
“Nosso país é muito grande, então temos uma diversidade musical incrível. Tem muita gente fazendo coisas boas e o festival é uma oportunidade de conhecê-las. Convido também os jovens a conhecerem minha carreira”, explica.
Ela abriu o show com “Arrastão”, letra de Vinicius de Moraes e interpretada por Elis Regina, vencendo  o 1º Festival da Música Popular Brasileira da TV Excelsior. Em seguida cantou “Travessia”, de Milton Nascimento, que conquistou o 2º lugar no Festival Internacional da Canção de 1967.
A terceira música  “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque,  venceu o III Festival Internacional da Canção em 1968.
Tetê fechou sua apresentação com sua música mais famosa, “Escrito nas estrelas”, canção em que venceu em 1985, o Festival dos Festivais da Rede Globo, e ainda hoje faz sucesso, somando mais de 4 milhões de reproduções no aplicativo de streaming Spotify.

Festival Escrito nas Estrelas – Foto Leonardo Fonseca

Programação
23/11 (sábado)
19h – Abertura dos portões
20h – Apresentação dos selecionados
21h30 – Show Isabella Taviani

24/11 (domingo)
19h – Abertura dos portões
20h – Apresentação 10 finalistas
21h50 – Show Zélia Duncan e banda
Após o show os jurados irão revelar os 5 ganhadores, seguidos de premiação.
Serviço
Entre os dias 22 e 24/11
A partir das 19h
Ao lado do Aeroporto de Maricá – Rua Jovelino Duarte de Oliveira S/N – Araçatiba, Maricá
Entrada Gratuita com entrada por ordem de chegada

Sair da versão mobile