25 C
Maricá
sábado, março 22, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá Amanhece de Luto com o Falecimento de Alexandra Lambraki, a “Grega”

    Maricá Amanhece de Luto com o Falecimento de Alexandra Lambraki, a “Grega”

    Data:

    Últimas Notícias

    Em menos de 48 horas, novo sistema de segurança já recupera cinco veículos roubados em Maricá

    ‘190 Integrado’ reforça combate ao crime com tecnologia, monitoramento...

    Maricá têm previsão de tempo estável para este sábado (22/03)

    Município volta a ter chance de chuva com raios,...

    Linha E26 ganha 10 novos horários e reduz intervalo entre ônibus

    A mudança começa na próxima segunda-feira (24/03) e vai...

    Maricá terá centro pioneiro no tratamento do câncer com prótons

    O prefeito Washington Quaquá anunciou que Maricá será sede...

    Quaquá planeja resort com marca de Maricá em Nazaré, referência mundial do surfe

    O prefeito Washington Quaquá anunciou, nesta quarta-feira (19/03), um...
    Por Paulo Celestino e Pery Salgado

    A manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, trouxe uma profunda tristeza para Maricá. A Associação de Imprensa de Maricá (AIM) e seus associados lamentam profundamente o falecimento da jornalista, escritora e ex-presidente do Grupo de Artistas de Maricá (GAM), Alexandra Lambraki, ocorrido na noite desta segunda-feira, no Hospital Municipal Che Guevara, em São José do Imbassaí.

    Alexandra Lambraki, carinhosamente conhecida como “Grega”, nasceu em Atenas há 82 anos. Apaixonada por Maricá e pela cultura da cidade, onde chegou há cerca de 40 anos, Alexandra deixa marcas intensas na imprensa. No final da década de 1980, fundou o jornal Correio de Ponta Negra, posteriormente renomeado como Correio da Cidade, veículo que se tornou uma referência para a população e foi temido pelos políticos locais graças à coluna “Caldeirão da Cidade”, onde Alexandra denunciava desmandos políticos com uma escrita afiada e corajosa.

    Alexandra Lambraki ladeada por amigos: a escritora Luisete Furtado, Sara e Paulo Celestino

    Além de jornalista, Alexandra foi uma brilhante escritora, autora do livro Compêndios da História de Maricá, que imortalizou a história da cidade e se tornou uma referência para estudiosos e moradores. Em novembro deste ano, lançou sua última obra, Vula: Uma História Escrita na Areia, durante a Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM), consolidando sua contribuição literária.

    Alexandra também foi uma liderança cultural ativa. Há 20 anos, ingressou no GAM, transformando a instituição em um ponto de cultura reconhecido nacionalmente. Ao lado de Maria José Galindo e Ivone Tempone, realizou exposições e eventos de grande impacto, colocando Maricá no mapa da arte e cultura brasileira. Como presidente do GAM, de 2019 a 2023, manteve-se firme em seus propósitos mesmo enfrentando desafios pessoais, como o Mal de Parkinson e um câncer agressivo durante a pandemia.

    Alexandra com sua amiga Rosely Pellegrino e Paulo Celestino

    Nos últimos anos, Alexandra dedicou-se intensamente à celebração dos 30 anos do GAM e ao fortalecimento da cultura local. Sua saúde começou a se deteriorar em novembro, e, após uma série de complicações, Alexandra faleceu na noite de 9 de dezembro.

    Uma amiga muito próxima de Alexandra nos informou que sua partida foi muito tranquila e que ela estava rodeada por pessoas que a amavam muito. O velório será na Câmara Municipal, das 16h às 21h30. Após isso, o corpo seguirá para cremação.

    Nas redes sociais, centenas de mensagens emocionadas destacam o legado inigualável de Alexandra Lambraki, sua coragem e seu amor por Maricá. Sua partida deixa um vazio imenso para amigos, colegas de trabalho e admiradores de sua trajetória.

    A Associação de Imprensa expressa seus sentimentos à família e aos amigos de Alexandra Lambraki neste momento de dor. A nossa eterna “Grega”, deixa um legado cultural e jornalístico inesquecível. Maricá se despede de uma de suas figuras mais marcantes com o coração cheio de gratidão e saudade.

    Em atualização…

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui