Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a operação Overclean, em parceria com a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF). A ação também contou com o apoio da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI).
Esquema de desvios milionários
As investigações apontam para um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo direcionamento de dinheiro de emendas parlamentares e contratos para empresas e pessoas ligadas ao grupo. Um dos alvos principais da operação é o vereador Francisco Nascimento, de Campo Formoso (BA), primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).
Antes de ser preso preventivamente, Francisco tentou desfazer de uma sacola contendo R$ 220.150 em espécie, jogando-a pela janela de sua residência. No entanto, a manobra não funcionou: o dinheiro foi apreendido e o vereador, detido. Ele agora terá que fundamentar a origem do montante e a razão de mantê-lo fora do sistema bancário.
Outras apreensões
Além do valor encontrado com Francisco Nascimento, outro investigado, Flavio Henrique Lacerda Pimenta, foi flagrado com R$ 700 mil em espécie. Ambos entre os 15 presos estão na operação, que busca desmantelar o esquema de desvios milionários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
A operação reforça o combate à corrupção e ao uso indevido de recursos públicos, evidenciando uma rede de irregularidades que beneficiou seus integrantes à custa de emendas parlamentares e contratos fraudulentos.