Primeira-dama autografou dezenas de exemplares e recebeu todos os convidados com a alegria que lhe é reconhecida
“Fé e resiliência em pessoa”, assim foi caracterizada Rosana Horta, primeira-dama de Maricá, por Rita Rosa, autora da biografia lançada na quarta-feira (11/12). O lançamento do livro “Rosana: da Restinga para o coração do povo” aconteceu em um restaurante de Araçatiba e reuniu amigos e familiares em uma cerimônia intimista e vibrante, uma das marcas de Rosana.
Rosana conta que a idéia do livro nasceu de conversas com o amigo Wavá de Carvalho, falecido em fevereiro deste ano. “Ele dizia: ‘você é uma primeira-dama diferente das que estamos acostumados a ver. Você precisa fazer a sua biografia para que as pessoas saibam quem é você na sua essência’. Embarquei nessa idéia em um momento de muita dor na minha vida. Esse livro é uma libertação e eu estou muito feliz por homenagear um grande amigo”, disse a biografada.
Rosana Horta nasceu em São João de Meriti em 19 de julho de 1967. Anos depois, mudou-se com a família para o Jardim Catarina, em São Gonçalo. Foi lá que, por conta das dificuldades financeiras, aprendeu a dar tanto valor ao alimento e se tornou, desde nova, uma defensora dos menos favorecidos.
O livro conta a chegada de Rosana e família a Maricá. O pai, Edivaldo, foi chamado para tomar conta da base da Aeronáutica localizada na restinga da cidade, em São José do Imbassaí. Outros fatos são citados na biografia, como a morte do progenitor, os estudos, os casamentos e, em um relato emocionado, os filhos. A vida pública da biografada, como secretária de Trabalho e executora de diversos projetos em prol da população, também foram abordados.
A autora da biografia, Rita Rosa, contou que escrever o livro ajudou para que ela conhecesse mais profundamente sobre a amiga, com quem tem relações há 42 anos. “A gente tem uma história de caminhada juntas, mas eu não conhecia todas essas nuances da vida dela. Foi muito interessante participar desse processo, abrir o coração. Rosana tem algo especial, que é cultivar as amizades, independente de cargos e funções públicas”, acredita.
Amizades
O lançamento do livro “Rosana: da Restinga para o coração do povo” contou com a presença de amigos de longa data. Muitos destes deram depoimentos para a confecção da biografia, contando histórias marcantes ao lado de Rosana Horta.
Uma das amigas de infância que estavam presentes era Sheila Pinto. Após estudarem juntas, a vida levou ambas a se reencontrarem já na militância política. Mas ao falar da Rosana, a emoção é o sentimento que toma conta.
“Digo sempre que Rosana é um ser humano com algo de muito especial. Ela tem uma alegria, uma força de vida que está muito difícil de se encontrar hoje em dia nas pessoas. Rosana faz parte da história dessa cidade. Ela contagiou Maricá com o amor dela. Uma força suprema que só pode vir de Deus”, contou.
Outro amigo de longa data que esteve presente foi o ex-prefeito Uilton Viana. “Rosana sempre foi muito extrovertida, muito brincalhona. Para mim é uma satisfação muito grande poder dar esse abraço tão gostoso na Rosana, parabenizá-la por contar a história dela. Estou ansioso para ler a biografia”, revelou.
Presidente da Associação de Imprensa de Maricá, Paulo Celestino revelou a participação na história da biografada Rosana Horta. “É uma alegria muito grande poder fazer parte da história da Rosana. Tive o prazer de fotografar o aniversário de um ano de um dos filhos dela. É uma emoção grande. Ela é uma pessoa que contagia a todos com a alegria”, concluiu.