25.9 C
Maricá
sábado, maio 17, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMostra Solidária movimenta Centro de Maricá

    Mostra Solidária movimenta Centro de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    Programação, que acontece até sábado (14/12), sempre das 17h às 21h, reúne palestras, oficinas, apresentações musicais e artísticas, além da venda de artesanato

    O Espaço Solidário, localizado no Centro de Maricá, recebeu mais uma edição da Mostra Solidária nesta sexta-feira (13/12) um painel “Histórias inspiradoras da economia solidária” com artesãs locais, a oficina de forró, com Elaine Rosas, da Secretaria de Cultura. Além da apresentação musical com Baião do Biguá. A programação, que acontece até sábado (14/12), sempre das 17h às 21h, reúne palestras voltadas para o empreendedorismo, oficinas, apresentações musicais e artísticas, além da venda de artesanato de empreendedores maricaenses.

    Foto/Elsson Campos

    O evento é organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Banco Mumbuca, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e pelas secretarias de Economia Solidária, Promoção e Projetos Especiais, e Cultura. Participam também desta edição seis coletivos que atualmente compõem o núcleo de articulação de feiras de Maricá, a ArteMar: Feira Maricá Mostra Cultura; Feira Livre Solidária (Felis); Feira da Colmeia; Feira Natureza, Arte e Cultura; Feiarte; e Feira da Agricultura Familiar.

    Foto/Elsson Campos

    Para a feirante e artesã Mônica França, de 54 anos, a arte é uma expressão do sentimento, daquilo que tem de melhor dentro da gente. “Toda vez que eu termino uma peça, eu fico muito orgulhosa. E mais orgulhosa é o que se desperta nas pessoas, porque não tem uma pessoa que não chega em minha barraca e não sorria. Então, ela vai levar com ela esse sentimento. Aqui é uma forma de completar a minha renda”, disse a dona da marca Artes França.

    Foto/Elsson Campos

    “Crochê sempre foi algo que eu adorava fazer, mas não vendia. Quando eu comecei a fazer amigurumis e os meus amigos começaram a me pedir pra fazer, eu fui descobrindo o novo mundo, fui descobrindo as feiras de artesanato, a gente cria laços, conhece pessoas. Eu me divirto nas feiras, eu adoro vir pra cá e ainda faço uma renda extra”, falou Alice Oliveira, dona da marca Pontinhos de Amor  – Amigurumis.

    Foto/Elsson Campos

    Neste sábado (14/12), acontece o aulão de dança de salão, com Léo Félix, da Secretaria de Cultura (18h), a palestra sobre Economia das Pessoas e das Famílias, com o palestrante Diego Zeidan (19h) e a apresentação musical com Lavínia (20h).

    Espaço Solidário

    Foto/Elsson Campos

    O Espaço Solidário de Maricá é um local pensado pela Codemar como parte de seu trabalho ativo na organização e apoio ao desenvolvimento de empreendimentos solidários.
    Desde sua inauguração no mês de outubro deste ano, estão sendo pensadas e organizadas estratégias para dar continuidade ao trabalho com os empreendimentos a partir dos seguintes eixos: fomento ao cooperativismo, formações, oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições, artesanato, cultura, gastronomia e comercialização em rede.

    Foto/Elsson Campos

    Serviço:
    Mostra Solidária
    Data: 14/12 (sábado)
    Horário: 17h às 21h
    Local: Espaço Solidário de Maricá, na Rua Barão de Inoã s/n, Centro, (terreno ao lado da praça de alimentação, em frente ao Escola Municipal Carlos Magno Legentil De Mattos)

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.