‘Natal Encantado’ é uma iniciativa que levará alegria e esperança a quem vive em áreas de vulnerabilidade social
Entre os dias 1 e 22 de dezembro, o espírito natalino tomará conta de 22 comunidades do Rio de Janeiro com o projeto Natal Encantado. A iniciativa levará a magia do Natal a milhares de pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo uma experiência especial e gratuita para crianças, jovens e adultos. Ao longo de 21 dias, a Casa do Papai Noel, uma instalação itinerante, visitará diferentes locais, levando alegria, esperança e o encantamento desta época do ano para aqueles que mais precisam.
No centro da ação está a Casa do Papai Noel: um trailer de quatro metros de comprimento, transformado em um ambiente cenográfico, onde as famílias poderão tirar fotos com o ‘Bom Velhinho’ e levar para casa as imagens impressas gratuitamente, eternizando esse momento de encanto e felicidade.
O Natal Encantado é uma parceria entre o Brecha Hubdecria (centro que reúne e compartilha conhecimentos e soluções criativas vindas das favelas) e o Instituto Pro Bono Brasil. A ação é mais do que uma celebração; ela visa promover inclusão e respeito, oferecendo uma experiência acessível para todos em um momento tão simbólico como o Natal, que reúne famílias e renova a esperança.
Inclusão e encanto
Além de resgatar a magia da data, o Natal Encantado também busca democratizar o acesso a essa experiência única, que muitas vezes é restrita a centros comerciais. Raull Santiago, um dos idealizadores do projeto, explicou: “Depois de Jesus, o Papai Noel é quem mais ocupa a memória das pessoas, em especial das crianças. É quase automático olhar um Papai Noel e correr até ele. Junto com parceiros, queremos alimentar esse encanto e eternizar com uma fotografia gratuita, algo que normalmente só se encontra em shopping centers e raramente com preço acessível.”
Confira os locais por onde percorrerá a Casa do Papai Noel:
Arará, Barreira do Vasco, Caminho do Job (Chapadão), Chapéu Mangueira, Chapadão (Chico Mendes), Cidade Alta, Manguinhos, Colônia Z10, Guarda – Fernão Cardim, Gringolândia/ Ficap, Kelson, Mangueira, Macacos, Morro da Coroa, Morro do França, Muquiço, Pavão, Pavãozinho, Cantagalo, Santo Amaro, São Carlos, Serrinha, Vigário Geral, Vila Joaniza, Vila Triagem.