24.8 C
Maricá
quarta-feira, dezembro 25, 2024
More
    InícioHora NewsCCJ do Senado aprova projeto para custear habilitação de baixa renda

    CCJ do Senado aprova projeto para custear habilitação de baixa renda

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá e Angola debatem cooperação comercial e cultural

    Cidade foi protagonista em missão diplomática coordenada por Frente...

    Policial civil suspeito de ligação com PCC se entrega em Santos

    Rogério de Almeida Felício, policial civil investigado pela Operação...

    Enel é multada por falta de energia em bairros de Maricá

    A concessionária Enel foi multada pela Prefeitura de Maricá,...

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021. O texto autoriza que valores arrecadados com multas de trânsito sejam utilizados para financiar a emissão de carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

    A proposta, que ainda precisa ser votada em plenário, será encaminhada à Câmara dos Deputados após sofrer alterações durante a tramitação no Senado. Uma das mudanças é a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de motoristas profissionais em todas as categorias, incluindo aqueles que atuam em empresas de transporte individual.

    Penas mais duras para peculato qualificado

    A CCJ também aprovou um projeto que endurece as penas para crimes de peculato qualificado. Quando os desvios de recursos públicos ocorrem nas áreas de saúde, educação ou seguridade, a pena atual, que varia de dois a 12 anos de reclusão, passará a ser de quatro a 16 anos, além da aplicação de multa.

    A proposta, prevista no PL 1.038/2024, também estabelece que prefeitos responsáveis por crimes de responsabilidade sofram as mesmas penalidades. A medida visa fortalecer o combate à corrupção em setores considerados essenciais para a população.

    Ambas as iniciativas reforçam o compromisso do Senado em atender demandas sociais e combater irregularidades na administração pública, mostrando avanços significativos na legislação brasileira.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui