Nesta quarta-feira (18/12), Maricá realizou a primeira viagem de teste com passageiros do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O trajeto experimental conectou os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro.
O projeto busca descarbonizar a frota municipal operada pela Empresa Pública de Transportes (EPT), que atualmente oferece linhas tarifa zero. Essa iniciativa utiliza recursos de royalties de petróleo para promover inovação e sustentabilidade, com o objetivo de transformar Maricá em um polo de tecnologia limpa. “Estamos investindo em uma frota moderna e sustentável, com tecnologias desenvolvidas aqui mesmo. Isso faz parte da nossa estratégia de atrair indústrias e consolidar uma economia verde”, destacou o prefeito Fabiano Horta.
O projeto recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões, aplicados pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Além do modelo elétrico-hidrogênio, dois outros protótipos estão em desenvolvimento: etanol-hidrogênio e etanol-elétrico. Maricá espera que a produção desses ônibus seja realizada na própria cidade, impulsionando a industrialização local e permitindo o retorno de royalties pela propriedade da patente tecnológica.
Cláudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Nossa meta é transformar Maricá em um polo de inteligência e inovação, investindo em projetos que beneficiem diversas áreas, como turismo, saúde e educação. Queremos uma cidade inteligente até 2030.”
O protótipo, além de ser mais eficiente, não gera emissões poluentes nem ruídos, proporcionando maior conforto aos passageiros. Amanda Mendes, moradora de Itaipuaçu, foi a primeira a testar o veículo. “É uma iniciativa incrível e essencial para o meio ambiente. Estou orgulhosa de viver em uma cidade com essa visão”, afirmou.
Os testes continuarão em janeiro de 2025. Após o período experimental, Maricá selecionará o modelo mais adequado para expandir sua frota descarbonizada, reafirmando seu papel como referência em sustentabilidade no Brasil.