Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Chuvas intensas marcam o último final de semana do ano no Brasil

Foto: Reprodução/Internet.

Foto: Reprodução/Internet.

O final de semana que encerra o ano promete ser chuvoso em diversas partes do Brasil, com maior impacto na região Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta sexta-feira (27), o país enfrentará dias de tempo fechado e chuvas persistentes, intensificadas pela formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

“A ZCAS é conhecida por causar longos períodos de tempo nublado e volumes elevados de chuva, o que pode gerar consequências significativas para a população”, explicou a meteorologista Maitê Coutinho, do Inmet. Ela destacou que a ZCAS deve atuar até a próxima segunda-feira (30), atravessando o sudoeste da Amazônia, Centro-Oeste, Sudeste e alcançando o Oceano Atlântico.

Regiões Norte, Nordeste e Sul

No Norte, a previsão aponta para céu carregado, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. Já no Nordeste, chuvas devem se concentrar no litoral norte e leste, enquanto o interior permanece quente e seco. No Sul, instabilidades trarão chuvas isoladas no Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul até sábado (28), com tendência de tempo firme no interior e precipitações localizadas no litoral.

São Paulo em alerta

A cidade de São Paulo deverá enfrentar dias chuvosos, com o solo já encharcado elevando o risco de alagamentos e deslizamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Para esta sexta-feira (27), os termômetros devem variar entre 20°C e 24°C, enquanto no sábado (28), há possibilidade de sol pela manhã, seguido de chuva moderada à tarde.

A Defesa Civil paulista mantém o gabinete de crise ativo para lidar com emergências. Com a chegada de uma frente fria, acumulados significativos de chuva são esperados em regiões como Litoral Norte, Vale do Paraíba, Região Metropolitana e Sorocaba.

O Inmet reforça a necessidade de atenção às condições climáticas, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.

Sair da versão mobile