Na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, Washington Quaquá foi empossado como prefeito de Maricá pela terceira vez, em uma cerimônia realizada no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro da cidade. Quaquá, que já havia governado Maricá entre 2009 e 2016, retorna ao cargo com a promessa de continuar transformando a cidade.
A cerimônia de posse do novo governo municipal de Maricá reuniu expressiva parcela da população e presença de diversas autoridades, o ex-prefeito Fabiano Horta, os deputados estaduais Zeidan e Renato Machado, vereadores eleitos e outras personalidades, entres eles Neguinho da Beija Flor. Entre os presentes, destacou-se a participação do cientista cubano Fidel Antônio Castro, neto do líder Fidel Castro, que veio ao Brasil para acompanhar a posse e estabelecer parcerias científicas entre Cuba e Maricá.
O evento oficializou o início do terceiro mandato de Quaquá à Prefeitura de Maricá, a posse de João Maurício (Joãozinho) para vice-prefeito, além dos 21 vereadores que comporão a legislatura de 2025-2028. Na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda foi mais uma vez conduzido a presidente do legislativo maricaense.
Moradores marcaram presença para acompanhar de perto o início deste novo ciclo político, expressando entusiasmo e expectativas positivas. Entre eles, o cordelista, poeta e ator Edimilson Santini, que compartilhou sua visão otimista sobre o impacto do governo para a cena cultural da cidade. “Após a gestão de Fabiano Horta, com a volta de Quaquá à prefeitura, nossa perspectiva para a arte como instrumento de direitos é muito grande. Espero avanços significativos para a arte em todas as suas linguagens”, disse Santini, que também recitou versos celebrando o retorno do prefeito:
“Tudo que hoje se conta, dizem que já foi contado.
Mas se a gente reconta, cantando em verso rimado,
Acaba levando em conta, novo conto acrescentado.
E o novo conto, é a volta de Quaquá,
para sua cidade, aqui, com nome de Maricá.”
Outro morador, José Mário, destacou o aumento da representatividade feminina na política local, reforçada pela nova composição da Câmara Municipal. Ele também elogiou as administrações anteriores de Quaquá e demonstrou confiança neste novo mandato. “As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço na política, sinto que elas trazem mais verdade e vontade de promover mudanças. Os dois primeiros mandatos de Quaquá trouxeram muitas melhorias, e acredito que este será ainda melhor”, comentou José Mário.
Em seu discurso de posse, Quaquá refletiu sobre sua trajetória política e os desafios enfrentados ao longo dos anos. Ele destacou a importância das políticas públicas implementadas em seus mandatos anteriores, como a Moeda Mumbuca, o Passaporte Universitário e o transporte público gratuito. Quaquá também enfatizou a luta pelos royalties do petróleo, que transformaram a realidade financeira do município.
O novo prefeito anunciou planos ambiciosos para seu terceiro mandato, incluindo investimentos em turismo, industrialização, empreendedorismo e inovação. Ele destacou a importância de transformar a matriz econômica de Maricá, focando no desenvolvimento sustentável e na geração de empregos e renda para a população.
Além da posse de Quaquá, a cerimônia também marcou a posse dos 21 vereadores eleitos para a legislatura de 2025. Os novos vereadores assumem com a responsabilidade de representar os cidadãos no Legislativo municipal e colaborar com o prefeito na implementação das políticas públicas.