Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Maricá lança Universidade e Rede de Estudos para impulsionar economia criativa do Carnaval

Nesta sexta-feira (17/01), a Secretaria de Cultura e das Utopias, apresentará dois projetos inéditos no Cine Henfil, no Centro: a Universidade Livre do Carnaval (Ulcamar) e a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (Rebeca). O evento, que começa às 16h, contará com a presença de representantes da União de Maricá, Estação Primeira de Mangueira, grupo afro Ilê Ayê e do sambista Rafael Caçula.

Formação e pesquisa voltadas para o Carnaval

A Ulcamar oferecerá cursos técnicos e livres, além de pós-graduação lato sensu em áreas como consultoria, gestão e produção de Carnaval, com o objetivo de preparar profissionais para a vasta cadeia produtiva do setor. A Rebeca, por sua vez, promoverá estudos multidisciplinares em parceria com instituições de ensino, fortalecendo o conhecimento e a pesquisa sobre o Carnaval em suas diversas expressões culturais.

Segundo o secretário Sady Bianchin, a iniciativa abrange não apenas o samba, mas também manifestações como os blocos afro de Salvador, o maracatu de Pernambuco e o Bumba Meu Boi. “O Carnaval movimenta mais de 60 profissões diferentes. A Ulcamar será a primeira instituição no mundo a focar na economia criativa do Carnaval, fortalecendo o setor como uma estratégia de futuro para Maricá”, afirmou.

Parcerias estratégicas para o sucesso do projeto

A realização da Ulcamar conta com o apoio de entidades como o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a União de Maricá, o Instituto Brasil Social (IBS), a Mangueira e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Com essa iniciativa, Maricá se posiciona como pioneira na promoção da economia criativa ligada ao Carnaval, valorizando a cultura e ampliando oportunidades profissionais em um dos maiores setores culturais do Brasil.

Sair da versão mobile