A Secretaria de Saúde, está promovendo diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental durante a campanha Janeiro Branco. As Unidades de Saúde da Família (USF) e outros serviços da rede municipal estão realizando ações descentralizadas, como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, salas de espera temáticas e atividades lúdicas, com o objetivo de combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e promover o cuidado e a prevenção na área.
O município também conta com uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) completa, que oferece serviços para pessoas com transtornos mentais e problemas decorrentes do uso de substâncias, incluindo o apoio às famílias. A atenção à saúde mental começa nas 27 USF, com equipes formadas por psicólogos, psiquiatras e profissionais de enfermagem, que acolhem casos moderados. Para casos mais graves, o atendimento é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, que serve como retaguarda para situações de crise.
Marcelo Velho, secretário de Saúde, destacou a relevância do acolhimento qualificado para as questões psíquicas no município. “Nosso objetivo é qualificar os serviços de saúde mental, garantindo um atendimento preventivo e humanizado, com as USF sendo a porta de entrada para as demandas menos graves e os Caps desempenhando papel crucial no atendimento aos casos mais complexos”, afirmou.
Atendimento especializado nos Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são fundamentais para o atendimento de casos graves de saúde mental. O Caps 3 oferece suporte multiprofissional 24 horas para pessoas com transtornos mentais graves e dependência de substâncias psicoativas, localizado na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro. Já o Caps Infantojuvenil (Capsi) atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e Transtorno do Espectro Autista (TEA), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 363, Centro.
Além disso, o Caps Álcool e Outras Drogas (Caps AD) oferece suporte especializado no tratamento de dependência de álcool e outras drogas, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 107, no Centro.