A Secretaria Municipal de Educação, anunciou que as atividades escolares serão retomadas no próximo dia 05 de fevereiro, com a volta de aproximadamente 30.000 alunos. As aulas abrangerão todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), nas 78 escolas da rede pública municipal.
Os professores iniciarão o ano letivo antes dos estudantes, com encontros agendados para os dias 02 e 03 de fevereiro, para planejamento e preparações iniciais.
Novas Escolas e Expansão da Rede
Ao longo de 2024, a cidade de Maricá avançou na ampliação da rede escolar com a inauguração de 11 novas unidades educacionais, localizadas nos quatro distritos da cidade: Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Essas novas escolas representam um esforço significativo para atender à crescente demanda por vagas na educação municipal.
As novas unidades incluem:
- Jardim de Infância Municipal Profª Maria Honorina Zanini Bernardo (JIM Tia Ninha)
- Escola Municipal Wilson Sardinha da Silva
- Escola Municipal Ademilda Muniz Simões (EM Tia Dedê)
- Jardim de Infância Municipal Profª Mara Rejane Gomes Bueno (JIM Tia Mara)
- Escola Municipal Lêda Maria do Amparo Lemos
- Jardim de Infância Municipal Profª Maria de Lourdes Cruz Silva
- Escola Municipal Paulo Freire
- Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento
- Jardim de Infância Municipal Professor Ricardo Couto de Aguiar (JIM Tio Ricardo)
- Jardim de Infância Municipal Professora Sabrina Santiago Henriques (JIM Tia Sabrina)
- Escola Municipal de Aplicação José Pereira da Silva
Estação do Saber: Expansão do Acesso ao Conhecimento
Maricá também ampliou o acesso à educação com a inauguração de novas unidades da Estação do Saber, projeto que visa oferecer mais oportunidades de aprendizado para a comunidade. Em 2024, foram abertas quatro novas unidades, com destaque para a do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí, que homenageia o cartunista Ziraldo.
Essas unidades contam com infraestrutura moderna, incluindo auditórios, salas de leitura, e milhares de títulos de livros. O acesso às obras é facilitado por um sistema automatizado de retirada de livros, onde o aluno se cadastra por meio de senha e CPF e pode retirar os materiais de forma rápida e prática.
Com essas iniciativas, a Secretaria de Educação de Maricá reafirma seu compromisso em oferecer educação de qualidade e acessível a todos, ampliando suas estruturas e proporcionando mais recursos para os alunos da cidade.