Nesta quarta-feira (22/01), o Cine Henfil, em Maricá, será palco da pré-estreia do documentário ‘Brizola – Anotações para uma História’, dirigido por Silvio Tendler. O filme explora a trajetória política e pessoal de Leonel Brizola (1922-2004), uma figura marcante e controversa na história brasileira. A exibição acontece às 19h, no dia em que o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro completaria 102 anos. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo link oficial.
O documentário reúne registros inéditos, depoimentos de aliados e críticos, além de uma análise profunda do legado de Brizola, que foi um defensor incansável da educação pública e da justiça social. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor Silvio Tendler, considerado um dos maiores documentaristas do Brasil.
Espaço para Reflexão
De acordo com Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, a exibição inaugura uma nova fase no Cine Henfil, com espaço para o chamado “cinema pensante”. Ele revelou que o documentário foi exibido apenas uma vez, em um evento fechado, e que novas sessões reflexivas e lançamentos serão intensificados a partir de março.
Sobre Silvio Tendler
Com uma carreira de mais de 50 anos, Silvio Tendler é responsável por mais de 80 filmes que abordam momentos cruciais da história do Brasil. Entre suas obras estão “Jango” (1984), “Os Anos JK” (1980) e “Utopia e Barbárie” (2009).
O evento promete proporcionar um olhar profundo sobre a vida de Leonel Brizola, relembrando seu papel na construção de um Brasil mais igualitário.