O Governo Federal cancelou os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás para 1.199 famílias que possuem, entre seus integrantes, candidatos eleitos em 2024. A suspensão dos benefícios permanecerá durante todo o mandato dos eleitos. As famílias afetadas já foram notificadas sobre a decisão.
Entre os beneficiários cortados estão integrantes de sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores. Além disso, famílias cadastradas no CadÚnico que tiverem membros eleitos em 2024 não poderão solicitar os benefícios durante o período do mandato.
A decisão foi regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), com instrução normativa publicada na sexta-feira (17). O objetivo, segundo o MDS, é garantir que os recursos do programa sejam destinados exclusivamente às famílias que atendam aos critérios de elegibilidade.
Pagamento de 2025 já sem os candidatos eleitos
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que os pagamentos do Bolsa Família de janeiro de 2025, que começam nesta segunda-feira (20), já excluem as famílias de candidatos eleitos.
Critérios para o Bolsa Família
O benefício é destinado às famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, desde que estejam inscritas no CadÚnico. O cadastro deve ser realizado nos postos de assistência social dos municípios.
Informações e suporte
- Disque Social: 121
- Atendimento Caixa: 111
- Aplicativos do Bolsa Família e da Caixa disponíveis para download gratuito.
Essa medida busca assegurar que os recursos sejam alocados às famílias mais vulneráveis, priorizando a focalização do programa de transferência de renda.