A Secretaria de Trabalho e Emprego, promoveu neste fim de semana (25/01 e 26/01) a segunda edição da Casa do Trabalhador Itinerante, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A ação disponibilizou 250 vagas de emprego em diversas áreas, ofertadas por uma rede de supermercados local. A primeira edição, realizada na praça de Ponta Negra, contou com 120 vagas.
Além da oferta de vagas, a iniciativa também proporcionou diversos serviços gratuitos aos cidadãos, como digitação e cadastramento de currículos, orientações jurídicas sobre direitos trabalhistas, direcionamento vocacional, dicas para entrevistas de emprego, além de palestras e workshops.
As vagas, disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá, abrangem funções como operador de caixa, repositor de mercearia, auxiliar de serviços gerais, açougueiro, fiscal de prevenção de perdas, entre outras.
A secretária de Trabalho, Rosana dos Santos, destacou a importância da parceria com o Sine Maricá, que conecta os moradores às vagas disponíveis na cidade. “Já conseguimos empregar mais de 50 pessoas nos primeiros dias de janeiro. Esse é apenas o começo de muitos projetos de capacitação que estão por vir”, afirmou.
Oportunidades e atendimento personalizado
Na tenda montada no local, os candidatos iniciam o processo de cadastro preenchendo uma ficha cadastral e fazendo um teste vocacional, sendo direcionados para vagas compatíveis com seu perfil. Para o cadastro, é necessário apresentar originais e cópias de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho.
Moradora de São José do Imbassaí, a confeiteira Josieli Ferreira, de 42 anos, levou o currículo do filho para tentar o primeiro emprego. Ela ressaltou a importância da ação: “É bom porque a gente fica orientado, sem saber por onde começar. Assim, as pessoas são direcionadas para o lugar certo”, disse.
Outra participante, Gedalma Machado, de 48 anos, está desempregada desde outubro do ano passado e ficou encantada com a iniciativa. “Eu não tinha meu currículo em PDF, mas pude me inscrever enviando-o por WhatsApp. A ação é muito útil, e o atendimento foi ótimo”, comentou.
Espaços para mulheres empreendedoras
O evento também contou com a participação da feira da Colmeia, que levou 10 expositoras para mostrar seus produtos artesanais. “Essa é a nossa primeira vez na Casa do Trabalhador Itinerante, e é muito bom ver o projeto abrindo portas para as empreendedoras. Além de ajudar quem está em busca de emprego, conseguimos movimentar a economia local”, disse Thaise Muniz, fundadora da rede de Colmeia.
A vereadora Andrea Cunha esteve presente e elogiou a ação. “Iniciativas itinerantes aproximam as pessoas. A participação das mulheres empreendedoras é uma excelente oportunidade”, destacou.
O evento também contou com a palestra da escritora Rita Rosa, que abordou a importância da comunicação na vida profissional, além de serviços de cortes de cabelo e designer de sobrancelhas em parceria com o Instituto Embelleze, apresentações de malabarismo e personagens infantis.