27.7 C
Maricá
segunda-feira, março 31, 2025
More
    InícioCultura e LazerMaricá fecha parceria com a Fundação José Saramago para intercâmbio cultural

    Maricá fecha parceria com a Fundação José Saramago para intercâmbio cultural

    Data:

    Últimas Notícias

    Homem é preso por matar ex-mulher atropelada em Itaguaí

    Um homem foi preso no domingo (30) por suspeita...

    Câmeras de segurança ajudam na prisão de suspeito de estupro em Maricá

    A atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança...

    Curso ensina extração de óleos essenciais em Maricá

    O programa Farmacopeia Mari’ká promoveu, neste sábado (29/03), um...

    Em viagem a Portugal para estabelecer novos acordos e fortalecer políticas públicas, a comitiva “Missão Maricá” visitou, nesta sexta-feira (31/01), a Fundação José Saramago, em Lisboa. Durante o encontro, foi firmada uma parceria para promover intercâmbios culturais e seminários em Maricá, ampliando o diálogo entre Brasil e Portugal no campo das artes e da literatura.

    A Secretaria de Cultura e das Utopias confirmou que o acordo prevê exposições do acervo da Fundação em Maricá, além da realização de intercâmbios artísticos e seminários sobre a obra de Saramago. Também estão programadas atividades para que artistas maricaenses possam apresentar seus trabalhos em Lisboa.

    O encontro aconteceu na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago e um dos espaços do Museu de Lisboa. O prédio histórico, localizado na freguesia de Santa Maria Maior, abriga o legado do escritor português e promove a difusão de sua obra e ideais.

    O secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, celebrou o acordo, destacando o compromisso da fundação com temas sociais: “Mais do que uma instituição dedicada à obra de Saramago, essa parceria reforça nossa busca por uma sociedade mais justa e igualitária. A fundação tem histórico de colaborações com grandes nomes, como Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Chico Buarque e Sebastião Salgado, e compartilha valores fundamentais com nossa gestão pública”.

    Na assinatura do acordo, Bianchin foi recebido por Pilar del Río, presidente da fundação e viúva de José Saramago, além dos diretores Ricardo Viel e Sérgio Machado Letria.

    “A Fundação José Saramago está alinhada com as políticas de inclusão social de Maricá. Queremos fortalecer esses laços e ampliar nosso alcance global”, afirmou Bianchin.

    Criada pelo próprio escritor em 2007, a Fundação José Saramago tem como missão promover a cultura, difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e defender o meio ambiente. Sua sede principal está em Lisboa, com uma delegação em Azinhaga, terra natal de Saramago.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui