Com 46 quilômetros de litoral, Maricá atrai milhares de banhistas o ano todo. Para garantir a segurança de quem frequenta as praias e lagoas do município, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil mantém um sistema de monitoramento e resgate, além de sinalizações que alertam sobre os riscos do mar.
Atualmente, 262 guarda-vidas atuam diariamente das 8h às 17h – estendendo o trabalho até o pôr do sol no verão e nos fins de semana. O município conta com 22 postos fixos e outros 17 móveis, instalados conforme a movimentação de banhistas. Além disso, 250 bandeiras são distribuídas ao longo da orla para indicar os níveis de perigo:
Vermelha – alto risco
Amarela – risco moderado
Verde – baixo risco
Mais de 260 resgates em 2024
A Defesa Civil de Maricá realizou 261 resgates neste ano, sendo que janeiro concentrou 109 ocorrências – reflexo do aumento do fluxo de turistas e moradores na alta temporada.

“Em caso de afogamento, realizamos o resgate e prestamos os primeiros socorros, se necessário. O ideal é sempre pedir orientação aos guarda-vidas antes de entrar no mar e respeitar a sinalização”, alerta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Danilo dos Santos.
A Prefeitura reforça que a prevenção é essencial para evitar acidentes. Respeitar as bandeiras, observar as placas informativas e seguir as instruções dos agentes são medidas fundamentais para um banho de mar seguro.