23.5 C
Maricá
terça-feira, abril 22, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáNúcleo LGBTI+ de Maricá participa do 1º Orgulho Trans em São Tomé...

    Núcleo LGBTI+ de Maricá participa do 1º Orgulho Trans em São Tomé das Letras

    Data:

    Últimas Notícias

    Documentário vai revelar a trajetória do compositor Fernando Pellon

    Um documentário vai revelar a trajetória do compositor Fernando...

    Homem é preso após agredir ex e colocar fogo na casa em Nilópolis

    Um homem foi preso nesta segunda-feira (21) por agentes...

    Chuva não atrapalha terceiro dia da Páscoa Encantada em Maricá

    Nem mesmo o tempo fechado impediu que o terceiro...

    Família busca jovem desaparecida em Inoã, distrito de Maricá

    Familiares estão em busca de informações que ajudem a...

    O Núcleo de Atendimento LGBTI+ da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maricá marcou presença no 1º Orgulho Trans de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, consolidando sua atuação como referência nacional na garantia de direitos para pessoas trans. O convite partiu do Coletivo Mosaico de Cores, com apoio do Ponto de Cultura “Culturando na Montanha”, proporcionando um importante intercâmbio de experiências e políticas públicas durante o evento, realizado no último sábado (01/02).

    A participação do núcleo ocorreu em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI+ (Programa Estadual Rio Sem LGBTI+fobia), fortalecendo o diálogo sobre a inclusão e o acesso a direitos da população trans.

    A troca de experiências e a luta por direitos

    Para Iracema Miranda, coordenadora do núcleo de Maricá, eventos como este são fundamentais para a troca de conhecimentos e fortalecimento da rede de apoio.

    “Nosso trabalho busca garantir o acesso das pessoas trans à educação e à saúde, além de oferecer formações para profissionais da prefeitura sobre a temática LGBTI+”, destacou Iracema.

    Além disso, o núcleo maricaense realiza a divulgação das leis que asseguram direitos para a população trans, como a retificação de nome e gênero, e desenvolve projetos voltados para melhorar a qualidade de vida de pessoas LGBTI+ e seus familiares.

    Ísis Gouveia, coordenadora estadual do Centro de Cidadania LGBTI+, ressaltou a importância dessas trocas de experiências entre diferentes regiões do país.

    “Cada estado e município tem suas particularidades na luta pelos direitos LGBTI+. Essas vivências enriquecem e fortalecem nossa atuação diante dos desafios da sociedade”, afirmou Ísis.

    Ela também lembrou que o Centro de Cidadania LGBTI+ oferece atendimento com assistente social, psicólogo e advogada, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

    A presença do Núcleo de Atendimento LGBTI+ de Maricá no 1º Orgulho Trans de São Tomé das Letras reafirma o compromisso do município com a defesa da diversidade e a construção de políticas públicas mais inclusivas e acessíveis para todos. 🌈✨

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui