A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na qualificação do acolhimento nos serviços hospitalares, e uma das iniciativas que exemplifica esse compromisso é o projeto Pedido Especial. Desenvolvido pela equipe de serviço social do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, o projeto busca atender solicitações de pacientes com internação prolongada ou em cuidados paliativos, proporcionando momentos de alegria e conforto durante sua permanência na unidade hospitalar.
Cuidado humanizado e atenção integral
A iniciativa se baseia em um olhar empático e qualificado dos profissionais de saúde para pacientes que enfrentam longos períodos de internação, muitas vezes superando 30 dias. Após uma avaliação multidisciplinar, que envolve médicos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, os pedidos dos pacientes são analisados e, sempre que possível, atendidos.
“Estamos cada vez mais comprometidos em tornar o atendimento mais humanizado. O Pedido Especial promove acolhimento e momentos de alegria a pacientes que vivem situações delicadas, fortalecendo seu bem-estar durante a internação”, destacou Marcelo Velho, secretário de Saúde de Maricá.
A coordenadora do serviço social do hospital, Andreia Vasconcelos, ressaltou que a iniciativa segue os princípios da Política Nacional de Humanização, estimulando o bem-estar físico e emocional dos pacientes.
“Sabemos como a internação pode ser difícil, tanto para os pacientes quanto para seus familiares. Desde 2020, o Pedido Especial tem proporcionado momentos significativos, que impactam diretamente na recuperação e na saúde emocional dos internados”, afirmou.
Momentos especiais que transformam vidas
Na última quinta-feira (30/01), a equipe do projeto realizou o desejo da paciente Rosilene Cândida da Silva, de 55 anos, organizando uma comemoração simbólica de aniversário no deck Pôr do Sol, na Lagoa de Araçatiba.
Internada desde 06/12 com osteomielite, uma infecção grave no osso, Rosilene teve seu pedido atendido com o apoio dos profissionais do Hospital Conde Modesto Leal e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), além da presença de sua filha e familiares.
“Nunca imaginei celebrar meu aniversário na Lagoa de Araçatiba. Foi um momento lindo, com bolo, festa e rodeada de pessoas especiais. Isso fez toda a diferença para mim”, declarou Rosilene.
Em dezembro de 2024, outro desejo dela já havia sido atendido: visitar a decoração de Natal da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com toda a atenção da equipe hospitalar.
A filha de Rosilene, Giovanna Candido, reforçou o impacto positivo do projeto:
“Minha mãe sempre foi muito bem tratada no hospital, mas essa iniciativa trouxe ainda mais alegria para ela. Tenho certeza de que isso vai fortalecer sua recuperação e dar forças para que ela complete o tratamento com esperança”.
Compromisso com a humanização da saúde
O projeto Pedido Especial segue transformando a experiência dos pacientes no Hospital Conde Modesto Leal, reafirmando o compromisso da Secretaria de Saúde de Maricá com a humanização do atendimento e o cuidado integral.