O workshop gratuito “Do Código ao Jogo” deu início às atividades de 2025 do Galpão Tecnológico de Maricá, situado em Inoã. A capacitação teve uma grande adesão e resultou na formação de turmas ao longo de todo o mês de fevereiro. Os participantes estão aprendendo a desenvolver jogos digitais utilizando a “Game Engine Unity” – uma das principais plataformas do setor – com a programação C#.
O espaço, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), ampliou a previsão inicial e passou de duas para dez turmas. Cada grupo, composto por dez participantes, terá três encontros dedicados ao aprendizado prático.
O superintendente da Diretoria de Novos Negócios da Codemar, Douglas Barboza, destacou a relação da iniciativa com o Maricá Games e seu impacto na comunidade tecnológica local.
“Esses alunos terão a oportunidade de competir no Maricá Games JAM, evento que realizaremos no Galpão Tecnológico ao longo do ano para o desenvolvimento de uma versão 2.0 do Mumbuquinha. Estamos construindo um verdadeiro ecossistema gamer em Maricá”, afirmou Barboza.
Crescimento da capacitação e impacto educacional
Nesta quarta-feira (05/02), dois grupos concluíram sua jornada de aprendizado após iniciarem na segunda-feira (03). Na quinta-feira (06), mais duas turmas darão continuidade ao programa, nos turnos da manhã e da tarde. Até o final de fevereiro, todas as dez turmas terão finalizado o treinamento.
O workshop atraiu mais de 100 inscritos, com idades entre 14 e 50 anos. O programador da Codemar, Hygor Rasec, especialista em desenvolvimento de jogos, conduziu a capacitação e enfatizou as possibilidades que o curso pode proporcionar aos participantes.
“Tem sido uma experiência incrível ministrar este workshop sobre desenvolvimento de jogos com a plataforma Unity. Estamos mostrando como criar jogos e aplicativos, expandindo o conhecimento dos alunos para que possam utilizar essa ferramenta de forma eficiente no município de Maricá”, destacou Rasec.
A estudante de Engenharia de Software Ana Clara Moledo Neves, de 23 anos, ressaltou a importância da iniciativa para sua formação acadêmica e profissional.
“Gostei muito desses encontros, pois proporcionaram um aprendizado valioso. Tivemos a chance de explorar novas ferramentas, como a Unity para jogos 2D. É incrível ver a Codemar investindo em tecnologia e inovação na cidade”, comemorou a estudante do 4º período, moradora de Inoã.
Detalhes do workshop
Voltado para iniciantes e entusiastas da tecnologia, o workshop buscou ensinar os fundamentos da criação de jogos digitais por meio da “Unity como Game Engine”. Durante os três encontros, os participantes aprenderam conceitos essenciais como mecânicas de jogo, design de interface e programação em C# para implementar funcionalidades interativas. A capacitação marca um passo significativo para a formação de novos talentos no cenário de desenvolvimento de jogos em Maricá.