A União de Maricá está na reta final dos preparativos para alcançar o tão desejado acesso ao Grupo Especial do Carnaval carioca em 2026. Com o apoio da Prefeitura de Maricá, a escola de samba investe em um desfile luxuoso que promete encantar o público na Marquês de Sapucaí no dia 28 de fevereiro. Aproximadamente 200 profissionais trabalham em seis ateliês no Rio de Janeiro na produção das fantasias, que são cuidadosamente embaladas e transportadas para Maricá, onde aguardam a distribuição aos 1.600 integrantes.
O ateliê principal, localizado no bairro Santo Cristo, na zona portuária do Rio, é responsável pela confecção de roupas, calçados, adereços e outros elementos fundamentais do desfile. Este espaço centraliza todo o material necessário, como tecidos, ferragens, penas, colas e paetês, que são distribuídos para os demais polos de produção situados no Centro, em Vila Isabel e na Penha. De acordo com Júlio Cerqueira, diretor do ateliê, 90% das fantasias já estão concluídas.
“Recebemos as fantasias, conferimos a numeração das roupas e sapatos, fazemos ajustes quando necessário e adicionamos os adereços finais antes da embalagem e do envio para Maricá. No galpão da cidade, elas aguardam até a distribuição para os componentes. Cada fantasia é identificada com o nome da ala e todos os seus itens, garantindo organização e agilidade no grande dia”, explicou Júlio.
No ateliê principal, a costureira Marlene Alves, de 64 anos, expressou sua emoção ao participar de mais um desfile da União de Maricá. “Trabalhei nas fantasias da época em que desfilávamos na Intendente Magalhães, em Campinho, e agora ver a escola na Sapucaí é um sonho realizado. No ano passado, chorei ao ver as fantasias na avenida. É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho ganhar vida”, contou a moradora de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.
A entrega das fantasias aos componentes será definida após o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, programado para o próximo domingo (09/02), às 20h.
União de Maricá leva a umbanda para a Sapucaí
Com 1.600 integrantes distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos, a União de Maricá levará à avenida o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”. O tema homenageia a mãe de santo Cacilda de Assis e a figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro e musical da umbanda carioca que marcou época na década de 1970. A proposta da escola é emocionar o público e conquistar o título que garantirá sua ascensão ao Grupo Especial em 2026.
O samba-enredo, vibrante e carregado de referências à umbanda carnavalesca, promete envolver os espectadores na trajetória de Seu 7 da Lira e na cultura de Maricá. A narrativa é assinada pelo renomado carnavalesco Leandro Vieira, bicampeão do Grupo Especial com a Mangueira (2016 e 2019) e a Imperatriz (2023), além de duas vitórias na Série Ouro com a Rainha de Ramos (2020) e o Império Serrano (2022).
A União de Maricá será a sexta escola a desfilar no dia 28 de fevereiro na Sapucaí. A jornada rumo ao grande dia começou no final do ano passado, com ensaios semanais às sextas-feiras no Centro da cidade, reunindo os intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, a bateria Maricadência, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e demais integrantes da escola.