27.5 C
Maricá
quinta-feira, fevereiro 13, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá reforça campanha de vacinação contra febre amarela

    Maricá reforça campanha de vacinação contra febre amarela

    Data:

    Últimas Notícias

    MEC Anuncia Pagamento da Primeira Parcela do Programa Pé-de-Meia

    O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou por meio...

    União de Maricá realiza penúltimo ensaio de rua nesta sexta-feira (14)

    A União de Maricá realiza nesta sexta-feira (14) mais...

    Prefeitura Instala Gerador em Escola de Maricá Após Cobrança de Vereador

    Após uma cobrança pública do vereador Chiquinho (PL), a...

    Itaboraí Intensifica Combate às Arboviroses com Reunião Técnica

    A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal...

    A Secretaria de Saúde, intensifica os esforços para prevenir a febre amarela, uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, comum em áreas de vegetação densa e que pode evoluir rapidamente para casos graves. A principal forma de proteção é a vacina, recomendada para pessoas de nove meses a 59 anos, disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

    O esquema vacinal prevê duas doses: a primeira aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para aqueles entre 5 e 59 anos que ainda não se imunizaram, é possível receber uma dose única em qualquer USF. Já quem tomou a primeira dose antes dos 5 anos deve completar o esquema com um reforço.

    A vacinação ocorre em dias específicos. Às segundas-feiras, das 8h às 17h, a imunização é oferecida nas USF São José 1, Ubatiba (última segunda do mês), Espraiado (primeira segunda do mês) e, quinzenalmente, nas unidades do Bairro da Amizade, Barra, Santa Paula e Carlos Marighella (MCMV de Itaipuaçu).

    Às terças-feiras, a vacina está disponível das 8h às 19h na USF Central e Jardim Atlântico. No mesmo dia, das 8h às 17h, há atendimento nas USF Retiro (quinzenalmente), Bambuí e Inoã 1 (quinzenalmente). Às quartas-feiras, quinzenalmente, das 8h às 17h, a imunização ocorre nas unidades Ponta Grossa, ACS Nathan da Silva, Guaratiba, Carlos Alberto Soares de Freitas, Santa Rita e Milton dos Santos. Ainda às quartas, a USF Elenir Umbelino de Mello oferece a vacina das 8h às 17h, e a USF Mumbuca das 8h às 19h (quinzenalmente).

    Às quintas-feiras, das 8h às 19h, a vacinação ocorre na USF Central, e quinzenalmente, das 8h às 17h, nas USF Recanto, Chácara de Inoã e Marinelândia. Já às sextas-feiras, das 8h às 19h, a população pode se imunizar nas USF São José 2, Inoã 2 e Barroco. Quinzenalmente, no mesmo dia, a vacina é aplicada na USF Ponta Negra, das 8h às 17h.

    Sintomas e atendimento

    Os principais sinais de alerta para febre amarela incluem febre repentina, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo e costas, náusea, vômitos, fadiga e fraqueza. Em caso de sintomas, é essencial buscar atendimento na USF mais próxima. Para casos mais graves, as unidades de Urgência e Emergência disponíveis são o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a UPA Municipal (UPAM) Santa Rita.

    A vacinação é a melhor forma de prevenção. Mantenha sua imunização em dia e proteja-se!

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui